“Um dia aprendi que sonhos existem para tornar-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar. ” Walt Disney.
A Estratégia Disney é um modelo criado por Robert Dilts e Todd Epstein (dois trainers em PNL) afim de organizar o pensamento para a realização de um Sonho, tendo como fonte de inspiração o método utilizado pelo escritor Walt Disney para transformar as suas ideias em realidade.
A criatividade (se bem contextualizada) de e o sonho (se bem amparado por uma estratégia), criam uma realidade próxima ao sucesso, com maior eficiência e segurança.
Muitas pessoas, por medo do fracasso, não se permitem sonhar, pensando antecipadamente no possível sentimento de frustração, caso a expectativa não seja suprida: “e se não der certo? ”; “e se eu me frustrar”. Esse tipo de pensamento é muito comum entre as pessoas.
Contudo, partindo de um dos pressupostos da PNL, não existe fracasso: existe apenas resultado inesperado. Se algo “não deu certo” foi simplesmente por falha na estratégia, ou até, na desordem dos pensamentos e expectativas. A grande diferença entre a Estratégia Disney e o que a maioria das pessoas fazem, é que a estratégia é sequencial e ordenada, enquanto que a maioria das pessoas passam pelos três momentos (que veremos logo abaixo) em um único instante, e é aí onde mora a confusão mental e muitos sonhos são deixados de lado.
Na Estratégia Disney, existem três momentos sequenciais: Sonhador, Realizador e Crítico, que servem de base para a aplicação da técnica propriamente dita. São eles:
1) Sonhador: primeiro, é preciso sonhar, visionar, utilizar a imaginação e permitir que ela corra solta, deixando-a fluir. Neste momento, você considera a sua visão e os benefícios da sua realização.
2) Realizador: no segundo momento, você age como se o plano fosse perfeitamente possível e procura formas de fazer isso acontecer, e age.
3) Crítico: neste terceiro momento, após executado parte do plano, vem a parte crítica para procurar falhas e brechas, na finalidade de aperfeiçoar, prevenir possíveis problemas e garantir maior sucesso na realização do Sonho.
Ao realizar sequencialmente estes três estilos diferentes de pensar, aumentamos em grande porcentagem as chances de um sonho se tornar realidade. Muitas vezes, não conseguimos fazer as coisas que realmente nos importam porque, ao pensar, não nos utilizamos das ferramentas certas para criar estratégias e com isso nos auto sabotamos.
“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem de persegui-los.” Walt Disney
Uma ótima semana a todos, recheada de inspiração e coragem!
Isabella Kobbaz
Psicóloga CRP: 08/22248
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
Indústria pede que Lula vete “jabutis” que encarecem conta de luz em 9%
Quais são os estados brasileiros que mais retornam impostos para o bem-estar da população
O que vem por aí após a prisão de Braga Netto e a repercussão da entrevista de Lula; assista ao Entrelinhas