Diante desses números fica clara a necessidade de termos cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental. Essas atitudes ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que, ao se fazer prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:
– Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente
– Ingerir alimentos balanceados
– Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor
– Usar antisséptico bucal com flúor, se seu dentista recomendar
– Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água
– Essas atitudes, somadas a consultas regulares ao dentista, fazem com que as pessoas fiquem livres de problemas bucais. Afinal, é muito melhor fazer a prevenção
– Em caso de dúvidas, consulte um dentista para orientações sobre as técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.
Karen Petrelli de Castro – Dentista