A menopausa é uma fase na vida que toda mulher já sabe que vai ter que enfrentar.
Por volta dos 38 anos inicia-se o Climatério, que é quando o corpo começa a se preparar para a menopausa. No climatério começam as ondas de calor e irregularidade do fluxo menstrual.
As reclamações mais frequentes da menopausa são o calorão nas regiões do pescoço e cabeça que vem e volta, irregularidades no sono, a distribuição de gordura no corpo que se concentra mais na cintura e barriga, pele com menos elasticidade e falta de lubrificação vaginal. Uma outra caracteristica dessa fase que não é visivel mas muito importante é a porosidade óssea que favorece a osteoporose. Tudo isso acontece devido as alterações hormonais que acontecem entre os 45 e 55 anos.
É comum as mulheres serem acometidas por instabilidades emocionais e psicológicas com todas essas mudanças e por isso muitos médicos indicam a prática de atividade física junto a reposição hormonal como tratamento.
O Pilates entra como um grande aliado da mulher, uma vez que é uma atividade que trabalha força e alongamento de maneira simultânea; habilidades importantíssimas para manutenção de um corpo saudável e para prevenção de dores articulares. A prática do Pilates faz uma conexão de corpo , mente e espírito através dos exercicios respiratórios e da necessidade de concentração no seu próprio corpo para realização dos movimentos, o que estimula o auto conhecimento e aceitação. A liberação de hormônios como a serotonina, um hormônio neurotransmissor que interfere positivamente no estado afetivo da mulher, a secreção de endorfinas e opioides endógenos que funcionam como analgésicos naturais, influenciam diretamente no humor, melhora do sono e bem estar físico e emocional.
A prática do Pilates pode ser realizada 2 ou 3x por semana e é importante que seja com orientação de profissional especializado no método.
A menopausa é inevitável, todas nós passaremos por isso.
Então que seja de maneira leve e saudável.
Aprendi que tudo na vida pode ser ressignificado, então que tal encararmos como mais uma experiência que a maturidade e a beleza de estar viva nos proporciona?
Tenho certeza absoluta que a prática de atividade física e a interação com outras pessoas fará desse momento algo mais divertido e fácil de lidar.
Por Maria Carolina Lemes