• Carregando...

Ao longo da história, a música e a moda sempre foram conectadas. O Hip Hop, um movimento cultural entre latino-americanos, jamaicanos e afro-americanos da cidade de Nova York, mais precisamente do sul do Bronx, foi revolucionário, uma cultura que influenciou um lifestyle.

O Disc-Jockey Afrika Bambaataa é considerado o criador deste movimento social altamente influente que teve início na década de 1970; e, entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, a cultura hip hop conheceu a arte inovadora da jovem Abril Walker. No bairro do Brooklyn, em 1988, Abril, a primeira mulher a criar a sua própria linha de roupas em uma indústria dominada por homens, inaugurou sua primeira loja de roupas sob encomenda, a Fashion in Effect. Três anos mais tarde, fundou sua própria grife de roupas chamada Walker Wear. Seus estilos foram usados por alguns dos atletas mais emblemáticos e artistas no final de 1980 e na década de 1990, como Mike Tyson, Naughty by Nature, LL Cool J, Jay-Z, EPMD, Tupac Shakur, B.I.G. Notorious, entre muitos outros. Eles podiam ser vistos em filmes populares, programas de televisão, e vídeos musicais.

Hip Hop Woman Holding A Tape Recorder On Shoulder

crédito: Bigstock

Ainda hoje, as preferências estilísticas que definem a cultura hip-hop têm suas origens nas comunidades marginalizadas, que deram origem ao gênero. No entanto, como rappers, DJs, e outros membros do movimento alcançaram a riqueza, suas roupas assumiram um status adicional. Isto criou ainda mais diversidade na cena, e nos últimos 10 anos, rappers passaram a misturar marcas de luxo com marcas mais acessíveis.

Embora muitos fatores contribuam para o crescimento da popularidade (e mercantilização inevitável) do hip-hop, poucos são mais visíveis do que seu relacionamento com o mundo da moda. Muito antes de se tornar a aparência atual do momento a comunidade hip-hop foi pioneira da atitude high-low, estilo que consiste em misturar itens básicos, esportivos ou mais baratos com peças luxuosas. Esta mistura de influências e referências é o que torna difícil de definir o estilo hip-hop, um reflexo de narrativas pessoais, preferências regionais, condições díspares e, em alguns aspectos, da mobilidade ascendente.

Explorar o mundo da moda através do Hip Hop, é uma submersão ao universo das ruas, começando pelos subúrbios de Nova York nos anos 1970 até a semana de moda de Paris do ano passado. Por tratar-se de um retrato cultural e social, com discussões de questões raciais, nas raízes criativas do rap e na moda nas comunidades pobres dos Estados Unidos, o Hip Hop tornou-se uma força de expressão. O consumidor desse lifestyle, hoje compra em grandes Fast Fashion como Forever 21 e Zara, onde encontra muitas peças fashionistas com o apelo da cultura.

Quer saber mais? Confira o teaser de Fresh Dressed, um documentário de 2015 com videos e fotos que relatam o envolvimento do Hip Hop com a moda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]