Você sabia que adquirir massa muscular, não quer dizer que você estará adquirindo força física? Inclusive, estas duas definições tem características muito distintas.
Para nós, atletas de esportes de resistência, o grande desafio é ganhar a força muscular sem adquirir muita massa muscular. No meu caso- em particular – esta massa “extra” me deixaria mais pesada para a prática principalmente do ciclismo e da corrida. Carregar peso extra no corpo atrapalha o desempenho.” É como colocar um saco de arroz de 5 quilos, por exemplo, nas costas e sair para pedalar ou correr!!! “
Com exceção de algumas modalidades esportivas do ciclismo e do atletismo – as competições de velocidade – em geral o peso corporal em excesso é completamente dispensável.
Não existe uma relação próxima entre ganho de massa muscular e em adquirir força muscular. A hipertrofia – aumento de massa muscular – e a força física possuem metodologias de treinos diferentes.
Como este tema é um tema que gera muitas dúvidas e questionamentos, fui conversar com a personal trainer, Daniela Lopes Machado, para obter informações mais específicas e técnicas sobre os diferentes treinos para hipertrofia e para ganho de força muscular. “
Ela me explica que: “ No treino de força, as cargas são mais elevadas, o número de repetições é menor e, o período de descanso entre as séries é mais longo. Já no treino para hipertrofia, o número de repetições é mais alto e o período de descanso entre séries é menor.” Sempre lembrando que – alerta a professora Daniela – “Um programa bem feito sempre deve respeitar a especificidade e a individualidade biológica de cada pessoa.”
A massa magra não é facilmente desenvolvida. Para o crescimento de músculos, não só é fundamental uma disciplina diferenciada nos treinos, como também é requerida a dedicação em uma dieta adequada.
Dieta!
Fui consultar uma nutricionista especialista em nutrição esportiva, Giovana Leiner, para adequar a minha alimentação ao meu atual objetivo: O ganho de força muscular!
Respeitando o meu histórico esportivo, idade e restrições alimentares, a profissional Giovana me apresentou um plano alimentar e uma suplementação específica para os objetivos de recuperação da força muscular para os treinos de ciclismo, natação e de musculação.
Na dieta recomendada terei oito paradas para “abastecer”:
Foram manipulados em farmácia especializada em nutrição esportiva os seguintes suplementos :
Com disciplina e foco na dieta e nos treinos, uma orientação de profissionais sérios e competentes, tenho certeza que você conseguirá facilmente alcançar seus objetivos. Objetivos estes para resultados estéticos ou para uma performance esportiva.
*Captação de imagens de vídeo – José D’Ambrosio
*Leite Quente Comunicação – www.comleitequente.com.br
*Farmadoctor Farmácia de Manipulação – www.farmadoctor.com.br
*Academia Be Happy – www.academiabehappy.com.br
Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.
Facebook Fanpage – https://www.facebook.com/cynthiaduartebike
Instagram – @cybike
ciclismocampeao@outlook.com
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad