Quem nunca sentiu ou tem algum conhecido que já tenha sentido aquela dor chata causada pelo Nervo Ciático? Mas por que ele é tão famoso e é tão comum as pessoas reclamarem da sua existência?
Ele é o maior nervo do corpo Humano tanto em comprimento quanto em espessura.
Ele é responsável pelo controle das articulações do quadril, joelhos e tornozelos e também pela inervação dos membros inferiores. Por isso, os reflexos de dor podem surgir em variados pontos, porém os mais comuns são região glútea, dedão do pé, face lateral da coxa e face lateral da perna.
A dor ciática pode ter origens diferenciadas. Inflamação do nervo, pressão da coluna ou do disco sobre o nervo, algum dano no nervo, e até mesmo tensão muscular que limita o deslizamento da bainha que envolve o nervo.
O Pilates tem uma ação sobre a saúde do nervo, que no meu ponto de vista, é imediata! Uma vez que o praticante já nas primeiras sessões de Pilates relata melhora significativa e até mesmo eliminação da dor, dependendo do caso. Como o repertório de exercícios propostos em uma sessão de Pilates envolve alongamento e exercícios de força, o efeito sobre o corpo é de reorganização muscular e postural. Uma vez que a pessoa tenha um corpo mais equilibrado em sua estrutura, as tensões e compensações tendem a diminuir muito. E é nesse momento que o Pilates vence a guerra contra as dores causadas por problemas com o queridão que tem uma função importantíssima no corpo.
Por Maria Carolina Lemes
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião