| Foto:

Gostar do que faz ou fazer o que gosta, qual é a ordem?

CARREGANDO :)

Muitas pessoas me perguntam sobre qual raciocínio deveriam seguir quando pretendem escolher um caminho profissional. Quando falamos em trabalho, há muito a se considerar…
Aqui, quero abrir espaço para refletirmos sobre o assunto, de maneira ampla.

Publicidade

O conceito de trabalho não está somente vinculado à condição financeira, esta é apenas uma fatia do bolo. De maneira geral, entende-se por trabalho tudo aquilo que desprende esforço e dedicação para se atingir um resultado, seja ele profissional, familiar, ou qualquer outro aspecto da vida humana.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais ansiosas, querendo encontrar algo para conquistar sem ao menos saber o que é, ou até por onde começar, e nesse meio tempo esquecem delas próprias.

Mas e se formos em um caminho inverso? Antes de correr atrás de objetivos materiais, começar a trabalhar primeiro sobre si, buscando conhecer suas virtudes, qualidades profissionais, vocação e o ambiente que te satisfaz? Ao reconhecer estes aspectos e dar atenção a eles, o processo de aperfeiçoamento profissional ficará mais leve e até prazeroso… Como diria Confúcio: “Encontre um trabalho que ame e não precisarás trabalhar um só dia em sua vida”.

Ao encontrar um trabalho que lhe traga tanto prazer, ele deixa de ser apenas um meio para conquistar bens materiais e conforto, e passa a ganhar significado em sua vida, permitindo que você se sinta mais completo e em sintonia consigo. Estes sentimentos ajudam em toda sua vida. Nos relacionamentos, na vida familiar, nas amizades… Tudo fica mais leve e prazeroso, e assim, as pessoas ao redor notarão um brilho diferente em seu olhar.

Se isso tudo parece ilusório para você, que acorda cedo todos os dias para ir a um trabalho que não gosta, que tal começar a construir um ambiente mais prazeroso no seu local de trabalho atual, criando ali um estado que lhe permita se sentir um pouco mais em casa?

Publicidade

Às vezes, pequenos gestos que tomamos inconscientemente geram atrito com os colegas e criam estresse no ambiente de trabalho. Buscar tornar cada atitude sua mais consciente permitirá que você esteja atento a estes detalhes e crie um estado de harmonia e união com sua equipe.

Seja você líder ou liderado, é importante ter em mente que estamos sempre trocando energia com as pessoas à nossa volta, e que, quando damos energia positiva, é isso que recebemos de volta. E você, o que tem transmitido para seus colegas no ambiente de trabalho? Lembre-se que passa a maior parte do seu dia lá. 😉

Desejo a todos uma ótima semana, com pitadas elevadas de reflexão…

Isabella Kobbaz
Psicóloga CRP: 08.22248

Publicidade