O SESC Triathlon de Caiobá tem como característica mais marcante ser uma enorme festa onde mais de mil atletas nadam, pedalam e correm há 28 anos. E este é o motivo principal para que ele seja considerado o mais charmoso do circuito nacional.
Todo triatleta quer “bater cartão” no SESC Caiobá e fazer parte deste grande evento, mas nem todos conseguem se inscrever. Este ano as 1.200 inscrições se encerraram em incríveis 1 minuto e 9 segundos, deixando mais de 500 atletas em lista de espera.
São 27 ininterruptas edições desta competição com participações internacionais e de atletas de renome nacional . Por outro lado tem muita gente que aprende a gostar do triathlon a partir do SESC de Caiobá. E aí está todo o charme desta prova, os iniciantes que se aventuram pela primeira vez em um triatlhon, fazendo da prova uma grande festa de realização e superação pessoal.
O evento acontecerá no dia 19 de março de 2017 no litoral do Paraná em duas distâncias. A distancia chamada “short” que são 750 metros de natação, 20 quilômetros pedalando e por fim, 5 quilômetros de corrida. E a distancia Olímpica, com o dobro! A largada do triatlhon e da natação é na areia da praia mansa de Caiobá, em seguida os atletas seguem para o ciclismo na estrada Alexandra – Matinhos e finalizam o triatlhon correndo na avenida Atlântica com a linha de chegada na praça central.
E o Sesc Triatlhon de Caiobá chama atenção pelos números :
São aproximadamente 20 mil espectadores no dia da prova…
11 meses de planejamento e execução pela organização….
E note a fantástica evolução deste esporte. Evolução esta somente permitida pelas 27 edições consecutivas deste evento no Paraná.
Em 1989 – na primeira edição – 220 atletas participaram da prova…
Em 1999 – 324 atletas…
Dez anos depois em 2009 – 670 atletas…
E no ano de 2016, atingiu seu o limite máximo – 1.200 atletas!
Mas considerando uma lista de espera de mais de 500 atletas, a organização não poderia estender o numero de inscrições? Não. Existe uma limitação de espaço físico para realizar a prova com segurança para os atletas e mais; a área de transição – onde ficam as bicicletas – na praça central – já foi ampliada para o seu limite máximo e, não comporta “nem uma agulha a mais”…
Fui conversar com Silvia Bocchese de Lima – jornalista do SESC. Ela me contou que a organização da prova disponibilizará quase 600 staffs – uma generosa equipe da apoio na terra e no mar. Na natação os staffs estarão em caiaques, pranchas de SUP, lanchas salva vidas e alguns deles especialmente munidos de binóculos pois serão designados para se certificar de que ninguém ficou perdido no mar.
No ciclismo, sinalização extra e ambulâncias suficientes. Por todo o percurso da natação, do ciclismo e da corrida, equipes médicas altamente qualificadas!
Ela me falou também sobre os cuidados que a organização tem em especial com a data escolhida para a prova – para que o evento seja depois da temporada de verão – assim proporcionando uma facilidade para a hospedagem dos atletas e para que o comércio se reaqueça. Silvia me explicou sobre o conceito sustentável do evento onde todo o lixo é recolhido depois da prova. Depois de separado, ele é entregue para uma associação de catadores de lixo do município. O resíduo orgânico, por sua vez, é levado para uma mini usina de compostagem dentro do hotel do SESC e usado para adubar o jardim.
Todo o trabalho desenvolvido pelo SESC para a realização de eventos esportivos tem como objetivo promover o bem estar e a atividade física. Não tenho dúvidas sobre a satisfação que eles têm alcançando este objetivo a cada um destes 27 anos. Que venha então o SESC edição número 28!!!
E eu? Ahhh… eu não vou perder esta festa! E voces poderão acompanhar de perto, muito de perto a minha preparação para esta prova. Aguardem!
Sou Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.
Instagram – @cybike
ciclismocampeao@outlook.com
www.ciclismocampeao.com
Por Cynthia Duarte