Ter um sorriso bonito e dentes saudáveis é indispensável para uma boa saúde, tanto física quanto mental.
Poder mastigar sem o uso de próteses móveis e sorrir sem nenhum constrangimento é o sonho de muita gente, e provavelmente o seu.
Implantes dentários são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo).
O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que será fixado o dente artificial.
Segundo o Professor Dr. Henrique Smanio, Coordenador do Curso de Especilização da Faculdade São Leopoldo Mandic- Unidade Curitiba “A habilidade de mastigar e sentir o sabor dos alimentos, melhorar a nutrição, a estética e, principalmente, a autoestima influencia diretamente na qualidadade de vida de uma pessoa. Os recursos e avanços disponíveis na Implantodontia simplificaram as técnicas, diminuindo o tempo de tratamento e aumentando a previsibilidade. Conseguimos, graças a esses avanços, devolver a função e a estética para o paciente e isso, na maioria das vezes, muda a vida daqueles que antes eram mutilados pela perda dentária”.
Alguns casos são mais simples, já em outros é necessário aumentar a quantidade de osso para dar mais suporte ao implante.
Este processo é conhecido como enxerto ósseo e normalmente o osso utilizado no procedimento vem do próprio paciente ou é utilizado um biomaterial.
Para receber um implante é preciso que você tenha gengivas saudáveis e tecido ósseo adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis.
Sempre é importante procurar um dentista especialista, esse tem conhecimento para passar as possibilidades de cada caso.
Por Karen Petrelli de Castro