O lookbook é de inverno. Mas as fotos da Dolce & Gabbana Daywear confirmam e antecipam tendências para usar aqui e agora, lá fora ou quando o inverno chegar, começando pelo shape sessentinha dos vestidos em modelagem A e da minissaia com abotoamento frontal duplo. Peças clássicas que marcaram a década em que a juventude expressou-se como nunca através de suas roupas, aparecem ao lado de itens divertidos e em composições que contrastam estilos: ao invés de combinar com sapatilha, é hora de usar sua mini com coturno.
Patches, estampas com personagens ou brinquedos, e bolsas que imitam outros objetos reafirmam a atmosfera lúdica que já conquistou seu lugar na moda atual. No lookbook da Dolce & Gabbana Daywear, além de camiseta e tricô “fofo”, bolsas que imitam livros e televisão antiga completam visuais nem um pouco imaturos: peças clássicas em tons sóbrios são perfeitas para contrastar com eles. Reparou que o contraste de estilos é a linha guia para criar looks modernos a partir de qualquer referência?
E é pautado nesse contraste que os tênis ganharam detalhe em pele. Além deles, as vitrines e as ruas da Europa já adotaram diferentes modelos de calçados com pelos por fora e por dentro, e no e-commerce da Dolce & Gabbana não faltam opções: além dos tênis, tem sandálias bordadas e multicoloridas com detalhe “peludo”.
Mas é o modelo princetown, da Gucci, que mais encontrei pelas calçadas de Milão e Paris. O calçado parece ter conquistado as europeias com seu design clássico, mas muito bem alinhado com o que a temporada atual prega: conforto, contraste e ousadia. Nada na moda é mera coincidência.