Você com certeza ouviu falar nos últimos meses sobre tesouro direto. É um assunto que sempre vem à tona quando estão falando de finanças, seja no rádio, na TV, no jornal ou na internet. Dizem que você deve tirar seu dinheiro da poupança imediatamente e investir no tesouro pois está havendo uma grande oportunidade nesse investimento. Será que isso é verdade? O que é o tesouro direto? Para quem serve? Isso é coisa de executivos homens bem-sucedidos? Não, isso é para você mesma! Para você que deseja ver seu dinheiro trabalhando por você, que se preocupa com o seu futuro e ter alguma garantia!
Então vamos por partes. O tesouro direto é um título emitido pelo governo federal onde você empresta dinheiro para o governo e em troca recebe os juros sobre seu dinheiro. São 3 opções que você tem do tesouro:
-IPCA que acompanha a inflação do país e soma um rendimento a esse índice. Indicado para quem deseja acumular a longo prazo;
-SELIC acompanha a taxa de juros de mesmo nome. É indicado para quem deseja investimentos de curto prazo e
-LTN que tem rendimento pré-fixado até o vencimento.
Você pode escolher títulos com datas de vencimento de 2019 até 2035.Para investir no tesouro é muito simples, basta você abrir uma conta em uma corretora de valores (http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/participantes/busca-de-corretoras/) ou você pode pedir para o seu gerente de banco habilitar para você esses serviços, cobrando uma taxa de administração maior que o das corretoras. Você comprar títulos do tesouro a partir de R$ 30,00, sendo um investimento bastante acessível e com riscos muito baixos. Dependendo com quanto tempo de aplicação você resolve tirar seu dinheiro, a taxa de juros varia conforme o tempo que deixou rendendo (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos).
O principal que você precisa saber antes de investir é ter um propósito um objetivo claro, seja comprar um carro em 2 anos, uma casa daqui 5 anos ou se aposentar em 15 anos. Cada um dos títulos será mais interessante para cada uma dessas situações.
Se ainda tem alguma dúvida, medo de algum calote, de não receber seu dinheiro, não se preocupe. Muitos bancos e empresas grandes estão atreladas a títulos públicos, ou seja, se algo der errado com o tesouro é porque está dando errado com todo o resto.
Muito importante é você não ter dívidas antes de investir, pois de não faz sentido economizar dinheiro de um lado e ter que pagar o dobro de juros que você consegue investindo, em dívidas.
Não tem segredo para investir no tesouro direto. É muito fácil mesmo! Você pode ficar confusa com esse monte de nomes, de taxas, de prazos, mas a partir do momento que começa a colocar seu dinheiro para render tudo fica mais fácil. Ainda tem dúvidas, gostaria de orientação? Então deixe seu comentário ou escreve para mim no email contato@juliamendonca.com.br, vou responder com o maior prazer!
Por Júlia Mendonça
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião