ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
O TDAH, passou de uns anos para cá , da obscuridade para o centro das atenções. Apesar disso, muitas dúvidas pairam nas famílias e nas pessoas onde esse incômodo transtorno, encontra-se presente.
Seguem alguns esclarecimentos:
1 – O que é TDAH ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade )?
É um transtorno genético/hereditário/neurológico, relacionado a produção de duas substâncias, a dopamina e a noradrenalina, chamadas também de neurotransmissores. A função dessas substâncias é fazer a comunicação entre as células nervosas do lobo frontal, visando a produção e a manutenção da atenção/concentração.
Classifica-se os TDAH’s em dois tipos:
– Tipo Desatento onde predomina a Desatenção e o tipo Combinado , onde estão presentes a Desatenção e a Agitação Motora.
– Os tipo Desatentos são caracterizados pela conduta centralizada na dificuldade para manter a atenção/concentração. São silenciosas(os), apagadas(os), sonhadoras(es) e desligadas(os); passam despercebidas(os), pois não causam problemas, são muito esquecidas(os) e passivas(os). Parecem desmotivadas(os), sem iniciativa, lentas(os) para processar informações, para organizar, cumprir e finalizar atividades.
O sexo feminino é predominante, neste tipo. Isto é um número maior de meninas que meninos, são do tipo Desatento.
Se pudéssemos utilizar uma frase para definí-las(os), a frase seria literalmente: “ Vivem no mundo da lua”.
Os portadores do tipo Combinado, caracterizam –se pela excessiva agitação motora, impulsividade e grande falta de concentração em assuntos considerados por eles como desinteressantes.
Tem dificuldade para colocar em prática o autocontrole, para obedecer regras,para planejar, organizar e finalizar tarefas e atividades . O esquecimento e o imediatismo,também estão presentes de forma acentuada.
São procrastinadores, pois não conseguem parar e focar para executar as tarefas que necessita realizar.
Esses comportamentos , geram angústia e ansiedade, pois o portador do Transtorno sabe que possui potencial para realizar o que quer e necessita, mas não consegue utilizar este potencial a seu favor.
2 – Como e quem pode diagnosticar o TDAH?
O diagnóstico deve ser feito de acordo com critérios descritos no DSM-IV ( Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais), por médico neurologista e/ou equipe multidisciplinar ( Médico Neurologista, Fonoaudiólogo, Psicólogo,Psicopedagogo).
Dúvidas e sugestões sobre esse assunto podem ser enviadas para o e-mail – palpitedealice@gazetadopovo.com.br
Por Luciene Batisti