Tenho escrito, sempre que posso e surge oportunidade, sobre os restaurantes do Prato da Boa Lembrança. Acho bacana poder almoçar/jantar e depois levar para casa uma arte em louça para marcar aquele dia. Confesso que já fui desses mais fanáticos, a procurar, antes de viajar, os endereços de filiados à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança onde quer que eu fosse. Juntei alguns pratinhos e estão todos em exposição lá em casa.
De uns tempos para cá dei uma sossegada – meus companheiros de viagem nem sempre têm os mesmos gostos ou o mesmo orçamento da firma não permite -, mas sempre que posso acompanho os lançamentos, registrando sempre aqui (conforme fiz com os novos pratos do Chalet Suisse e do Girassol) as novidades.
Agora quem tem prato novo é a Cantina do Délio, que, no ano passado, esteve entre os restaurantes que mais comercializou o prato especial. Foi classificada em sexto lugar com seu Agnello al rosmarino e tagliatelle. A opção criada para esse ano também promete entrar no ranking das mais solicitadas, pelo menos se depender do interesse dos clientes nos primeiros dias. Segundo Délio Canabrava, proprietário da casa, nos primeiros dias de lançamento já serviu cerca de 200 pratos, em média de dez por dia. Nesse embalo, chega lá.
Ah, sim, mas de que prato estamos falando, afinal?
O novo Prato da Boa Lembrança é um bem servido Filetto com ravioli e funghi, um naco de filé mignon grelhado e servido com ravióli de queijo ao molho de cogumelos, muito saboroso e que lembra, na essência e no conceito, um campeão do restaurante, o Gnocchi ripieni al gorgonzola, que foi o prato selecionado para a campanha de 2013. O prato está sendo servido diariamente, no almoço e no jantar, e custa R$ 89,90 – com direito, é claro, de levar a obra de arte em louça para casa. O suvenir é feito em louça de alta qualidade, resistente e criado especialmente para ser pendurado e exposto realmente como uma obra de arte.
Desde 1994
Mesmo para os não colecionadores o Prato da Boa Lembrança é um belo objeto de decoração e que marca, realmente, a lembrança de bons momentos gastronômicos. A iniciativa começou por aqui em 1994, trazida pelo italiano Dânio Braga, inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, de estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que o cliente leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados.
Além de fundador, Braga é atualmente conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que conta hoje com cerca de 100 restaurantes espalhados pelo país. O Prato da Boa Lembrança é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado, relacionado com o que foi escolhido para ser servido.
A Cantina do Délio abre para almoço de terça a sexta entre 11h30 e 15h. Aos sábados e domingos entre 11h30 e 16h. para o jantar, de terça a sábado entre 18h30 e 24h.
Cantina do Délio
Rua Itupava, 1094 – Alto da Rua XV
Fone: (41) 3078-0010
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS