A Casa da Mãe Joana – veja lá como foram chamar o novo restaurante a ser aberto em Curitiba. Mas os proprietários têm outra interpretação do nome, entendendo haver um toque aconchegante em sua denominação. E assim sendo, com esse nome, será aberta já na quarta-feira para o público, surgindo como uma nova opção para cozinha caseira.
Amanhã haverá a apresentação formal da casa a convidados e imprensa e um dos grandes diferenciais do novo empreendimento é a finalização de todos os pratos no forno à lenha, “com a ideia de realçar o sabor dos alimentos para lembrar aquela comidinha feita nos fogões à lenha de antigamente” – como diz o press release de apresentação. Se bem que lembrar dos tempos dos fogões à lenha também é privilégio de uma geração já bastante rodada. Para os mais novos, a experiência pode ser uma interessante novidade.
O local escolhido foi uma casa construída em 1939. Na reforma, foram mantidas a fachada original e os detalhes da construção. As portas e as janelas de imbuia foram revitalizadas e na parte interna foi mantido o mesmo estilo, com paredes em tijolo rústico. A proposta dos proprietários é fazer lembrar os ambientes das casas de nossas avós e, para tanto, conta com detalhes florais, pratos decorados e móveis antigos. O espelho de cristal que decora o hall do banheiro tem mais de um século. Algumas peças decorativas foram doadas pelas avós de conhecidos dos donos, como um jogo de louça pintado a mão, que nunca foi usado e tem cerca de 60 anos de história.
Mas como o que importa mesmo é a comida, a Casa da Mãe Joana Gastronomia servirá pratos rústicos para duas a três pessoas, porções (em sua maioria assadas), sanduíches e sobremesas. A cozinha será comandada pelo chef Gilberto Haas, com experiência em locais como Sheridan’s, Taco El Pancho e Comenda, e por Henrique Duba, que trabalhou na Piu José Gastronomia e é chef também da G3 Gastronomia (outra empresa dos proprietários da Casa da Mãe Joana Gastronomia).
O espaço gastronômico terá a opção do sistema “traga o seu vinho”. Os clientes poderão levar o vinho de sua preferência para degustar com os pratos, sem qualquer custo de rolha.
O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 18h à 1h; sábados, das 11h à 1h e os domingos serão reservados para eventos fechados.
Então vamos lá, ver como são as coisas no ambiente de nossas avós (eu, sim, tenho idade para isso)
Casa da Mãe Joana
Rua Jerônimo Durski, 1.010 – Bigorrilho
Fone: (41) 3092-2322
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS