As próximas semanas terão um certo agito no meio gastronômico de Curitiba. Vai ter chef mudando de casa, chef inaugurando casa, chef reinaugurando casa, num movimento bem interessante para aqueles que acompanham de perto as peripécias desses profissionais de cozinha.
Paulino da Costa, por exemplo, está mais do que ansioso para poder comandar as panelas do novo empreendimento do grupo Pier do Victor. As obras de acabamento da nova casa, num casarão da Praça da Espanha (onde já funcionou uma loja de vídeo), no Bigorrilho, já estão praticamente finalizadas, com a instalação dos equipamentos. Num primeiro momento a casa vai funcionar apenas no andar térreo, mas há plano de ampliação para a sequência dos dias.
O que não está certo (ou pelo menos não divulgado oficialmente) é o nome do novo restaurante, que terá como fundo a cozinha italiana, voltada para os frutos do mar – para não fugir da linha do grupo -, embora deve oferecer também outras variações de pratos da Velha Bota. Osteria do Victor? Trattoria do Victor? Mais alguns dias e tudo se resolve.
Como também será conhecido o nome do chef que vai tocar o novo restaurante a funcionar no espaço da loja Expand, no Batel. Até pouco tempo era ocupado pelo DOP, que, aliás, projetou em Curitiba o trabalho do próprio Paulino da Costa. Com a mudança do DOP para outro endereço o espaço do restaurante ficou vazio. Mas daqui uns dias estará novamente em atividade, com o anúncio do chef que vai reabrir a casa. O nome ainda não foi oficialmente divulgado, mas sabe-se tratar de um profissional experiente, com bom conceito na gastronomia curitibana.
Poderia ser Ivan Lopes, que há sete anos expõe seu talento no Terra Madre? Poderia como palpite, pois o chef está deixando o restaurante, no qual permanece comandando a cozinha somente até os dias finais de abril. Mas Ivan está partindo para um novo projeto, já em andamento, no qual terá a parceria de um casal (cliente seu de anos de Terra Madre), com quem abrirá um restaurante ali na região do Juvevê/Cabral. É coisa para pouco tempo, o local já foi escolhido e somente o nome da nova casa ainda não tem divulgação oficial.
Nesse meio tempo, enquanto os pratos de Ivan Lopes continuam encantando os frequentadores do Terra Madre, os proprietários do restaurante já se preparam para anunciar o profissional que irá substituí-lo. Questão de mais alguns poucos dias.
A ideia é buscar um novo olhar, mas dentro dos padrões de qualidade reconhecida da casa, baseados na gastronomia contemporânea com elementos brasileiros e internacionais – é o que se informa por lá.
Um belo agito e muito assunto para os próximos dias, portanto. Agora só precisamos aguardar as peças se encaixarem.
=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS