Se estava sem programação gastronômica para a próxima sexta-feira (05) ou ainda sem convicção de onde ir, pode contar que já tem um lugar certo: Armazém Santo Antônio.
Não é todo dia que dois chefs de cozinha de respeito se encontram e dividem seus talentos na execução de um cardápio fechado. Nesse dia, Giuliano Hahn e Joy Perine vão estar juntos na cozinha, apresentando o resultado de uma criação coletiva que tem tudo para ser um sucesso de sabores.
Hahn é o anfitrião, sócio e chef do Armazém e um dos melhores cozinheiros em atividade dentre os que eu conheço. Joy é uma das referências da gastronomia curitibana. Desde os primeiros tempos em que trabalhou com o mestre Celso Freire até os quase 12 anos que passou à frente da cozinha do saudoso Zea Maïs (sim, estou entre os tantos viúvos!!), chegando nos dias de hoje ao seu Enjoy Gastronomia e à experiência de brasa do GoodGuys, dois empreendimentos vizinhos no Rebouças.
Os chefs são amigos de longa data. Nunca chegaram a trabalhar juntos, mas compartilham de muitas ideias na cozinha, em especial a valorização dos sabores naturais dos alimentos, uso de técnicas apuradas e cuidado na apresentação. Neste cardápio, colocam esta afinidade em prática, tanto na criação em dupla quanto na apresentação de uma ideia de prato que entra no rol a ser servido.
Na noite do jantar, tudo vai começar com um couvert que traz pães artesanais, feitos no forno à lenha do Armazém, mini legumes grelhados e uma seleção de queijos brasileiros. A partir daí, conta, a escolher, com duas opções de entrada, três de prato principal e mais duas de sobremesa.
Para a entrada, Joy chegou com a ideia do ceviche e de uma sopa, que poderia ser um creme de aspargos. O ceviche foi plenamente aprovado por Hahn, que disse ter na casa alguns ingredientes peruanos (uma das sócias da casa é peruana e o restaurante já chegou até a realizar um evento com menu especial daquele país) e aí ambos chegaram ao resultado final: Duo de Ceviches (o clássico, com peixe branco, e outro com camarões, vieiras, alga Nori, avocado e tamarindo). Para a ideia da sopa, Hahn lembrou ter uma de cebola no menu e aí Joy sugeriu completar com uma fonduta. Ficou assim: Sopa de cebola com fonduta de queijos brasileiros.
Para prato principal, três alternativas. O Lombo de bacalhau com guisado de banana da terra na brasa e gengibre faz parte do menu de forno a lenha do Armazém Santo Antônio, servido das as quintas-feiras (confira aqui). A ideia de utilizar pato acompanhado de ravióli foi da chef e aí, depois de algumas conversas, surgiu o prato: Lascas de confit de pato com shiitake e ravióli de maçã. O mignon, bem, o mignon sempre tem de estar em qualquer cardápio, queridinho que é da média do curitibano. É a margem de segurança de quem talvez não queira ousar muito. Hahn deu a ideia de fazer um curau para acompanhar e Joy a de completar com algum crocante, um ship de parma, por exemplo. E ficou assim: Mignon ao molho roti e curau de milho verde.
As sugestões de sobremesa foram construídas a quatro mãos. Mil-folhas com creme chiffon e matcha (broto do chá verde) com bergamota ou Suflê de queijos brasileiros com sorvete de tijolinho de abóbora.
Preço por pessoa: R$ 185 (incluindo couvert, entrada, prato principal e sobremesa).
Armazém Santo Antônio
Rua Solimões, 344 – São Francisco
Reservas: (41) 3077-5505
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS