Para gourmets é uma ótima notícia. Estão chegando ao Brasil os produtos da Asaro, azeites e azeitonas da Sicília. Tive a oportunidade de experimentar durante o Wine Gourmet Show, promovido pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora, semanas atrás, com a apresentação dos principais produtos do porftólio.
Fiquei muito bem impressionado com as azeitonas. A começar pela cor, um tom de verde vivo e forte que não se vê em outras marcas por aí. Do tipo Gordal, estas azeitonas são carnudas, de cor e sabor excepcional para degustar em aperitivos e pratos gastronômicos. Além disso, este produto apresenta um diferencial pela sua salmoura. Enquanto a maioria das azeitonas fica em uma salmoura de solução de 10%, esta permanece em apenas de 3%, o que reflete na qualidade e sabor único. Quer dizer: dá para sentir o sabor da fruta (sim, azeitona é uma fruta) e não apenas a base de sal que a sustenta.
Localizada em uma região onde as condições climáticas são favoráveis para a elaboração de azeites e azeitonas, na Sicília, a Asaro é uma das poucas empresas que consegue administrar todas as etapas de sua produção, desde o amadurecimento das olivas até o envasamento dos produtos. Além de contar com esses atributos, a Asaro une a sabedoria de antigas gerações, respeitando a tradição, com modernas tecnologias e sistemas de administração. O resultado disso é a qualidade superior de seus produtos, como o Azeite Siciliano Paesano Extra Virgem, que é elaborado com essa azeitona verde siciliana e que recebeu medalha de ouro no NY International Olive Oil Competition, sendo considerado um dos azeites mais procurados do mundo.
Disponível em elegantes embalagens de 500 ml (R$27) e 1 L (R$ 49), o Paesano é um azeite fresco, com acidez máxima de 0,3%, engarrafado imediatamente após sua primeira prensagem. Não é filtrado, por isso apresenta um aspecto mais turvo e esverdeado, além de destacar sabor herbáceo e picante. Trata-se de um azeite elaborado apenas uma vez ao ano, com essa azeitona Verde Siciliana (Gordal). Assim como todos os azeites de oliva naturais, o Paesano possui a tendência de mudar alguns aspectos depois de um ano, como sabores e cores mais suaves, adquirindo uma coloração dourada.
Vale destacar ainda o Azeite Siciliano Partanna Extra Virgem. Elaborado em Partanna, na Sicília, este azeite é preparado com azeitonas do tipo Nocellara del Belice, embalado imediatamente após a primeira prensagem a frio. Destaca aroma herbáceo e sabor marcante, com acidez máxima de 0,3%. Outra interessante opção da marca é o Azeite de Oliva Siciliano com Trufa Branca Extra Virgem, também elaborado com azeitonas do tipo Nocellara del Belice, mas aromatizado com as raras trufas brancas. Apresenta um aroma e sabor marcante. A prensagem é a frio e possui acidez máxima de 0,3%.
Já estão por aqui, nas melhores casas do ramo.
=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br