Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Menu com quatro pratos de bacalhau em noite exclusiva do Armazém Santo Antônio

Lombo de bacalhau grelhado, apresentado com legumes tostados, um dos pratos de bacalhau do menu do Festival do Bacalhau do Armazém Santo Antônio. (Fotos/ Divulgação) (Foto: )

O chef Giuliano Hahn preparou um cardápio exclusivo para o Festival do Bacalhau desta quarta-feira.

O bacalhau sempre foi uma assinatura de identificação do Armazém Santo Antônio. Desde os primórdios, pouco depois da virada do século, quando Karime Junqueira e Beatriz Maestri decidiram abrir o restaurante com uma proposta de cozinha brasileira e contemporânea. Isso foi em 2000 e dois anos depois outras duas moças assumiram a casa, Janaína Soares e Simone Colpini, que deram uma ajustada no cardápio, tornando o restaurante uma referência. Foi mais uma vez negociado, passou para as mãos de Ari Perez, em 2006, e o bacalhau se manteve firme, como estrela do menu.

Quando o chef Giuliano Hahn e seus sócios assumiram a casa, em 2015, a proposta foi de uma reformulação no visual da casa e também no cardápio. Mas o bacalhau continuou intocável, tamanha a legião de clientes que visitavam o restaurante apenas por causa dele.

Hahn, cozinheiro talentoso, pegou na veia e decidiu introduzir outras variações de pratos com bacalhau. E agora ainda faz mais: apresenta nesta quarta-feira (03) o seu “Festival do Bacalhau”, um menu com entrada, três pratos e sobremesa.

O peixe é o Gadus Mohrua, o top dentre as ditas espécies de bacalhau e a proposta do menu começa com a Açorda de bacalhau – que eu, particularmente, adoro, onde quer que eu vá – entrada que é uma receita tradicional alentejana, preparada com o peixe desfiado e uma base de pão amanhecido.

O primeiro prato do menu é o Bacalhau à Brás, que leva na receita batata palha frita, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. Em seguida, o Bacalhau às natas, que tem o peixe em lascas, com cebola confitada e molho de nata. O terceiro prato é o Lombo de bacalhau grelhado, apresentado com legumes tostados. E aí um detalhe interessante. Será feito no forno à lenha, inaugurado há pouco tempo, o que garante um toque especial.

Na sobremesa, para manter o sotaque em alta, Toucinho do Céu com calda de vinho do Porto. A sobremesa, também tradição portuguesa, tem uma massa à base de ovos, açúcar e amêndoas moídas, com o nome se referindo ao sabor como “um pedaço do céu”.

Uma ementa de respeito, que só será servida nesta ocasião. O restaurante funciona das 19h30 às 23h30 e o menu completo custa R$ 140 por pessoa – bebidas à parte.

Aos interessados, sugere-se reservar mesa.

O Armazém Santo Antônio fica em uma linda casa centenária no São Francisco. (Foto/Marcelo Krelling)

Armazém Santo Antônio

Rua Solimões, 344 – São Francisco

Fone: (41) 3077-5505

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.