Aprendi a definição por meio do comentário do jornalista Guilherme Grandi: “restobares”. É como o pessoal está chamando os bares que dão uma incrementada no cardápio e não se limitam a servir apenas os petiscos mais simples ou comuns. Claro que estes são mantidos, mas há opções até para refeições completas, caso o cliente deseje um pouco mais do que tomar umas e beliscar.
É o caso do Bar Santa Marta, conhecido pelas apresentações de música ao vivo para todos os gostos (do sertanejo a Elvis Presley, conforme o dia) e que agora deu um upgrade em seu menu. Tive a chance de experimentar alguns dos novos pratos e fiquei muito bem impressionado. A começar pelo chef, o jovem Tito Barcellos (filho do publicitário Paulo Barcellos, amigo e ex-companheiro dos bons tempos da TV Iguaçu), que se mostrou criativo e (ao mesmo tempo) comedido, o balanceamento certo para o sucesso na profissão.
Formado em gastronomia pela PUC, Tito rodou por algumas boas casas de Curitiba, integrando brigadas de cozinha enquanto se aperfeiçoava. Foi responsável pela cozinha do bar Cana Benta, de onde saiu para comandar as panelas no Bar Santa Marta, onde deu uma boa e saborosa mexida no cardápio, que manteve, claro, as criações do Sushi Bar, que fazem grande sucesso entre o público da casa, assim como as chapas, outra marca registrada.
À seção de petiscos do bar foram acrescentadas opções como “Cubos de tapioca com queijo coalho”, que são servidos com toques de melaço de cana (um toque agridoce final irresistível), e o “Bolinho de provolone”, acompanhados com molho de queijo. Entre os sanduíches, destaque para o “Sanduíche de rosbife” (muito saboroso, mas com uma armadilha para os desavisados ou distraídos – porque a descrição consta do cardápio: pimenta jalapeño). Já o “Sanduíche de linguiça Blumenau” é servido com queijo, maionese, alface americana, tomate e cheiro verde.
Mas é nos novos pratos principais que o menu impressiona. O “Salmão meunière” é composto por salmão grelhado, purê de batata, molho à base de cogumelos variados frescos, com alcaparras e salada de legumes. E é no visual que o “Camarão na moranga” ganha o cliente. O preparo é o básico, com camarões salteados e servidos com molho de abóbora-moranga. Só que em vez de ser apresentado dentro da moranga, uma fatia da fruta escolta o prato, compondo um mix de cores bem interessante. Para os que preferem carne vermelha, a novidade é o “Mignon na mostarda”, servido com o molho de mostarda Dijon l’ancienne, a mais tradicional delas.
Foi apresentada também uma sobremesa, a “Tapioca de Nutella com morango”, bem doce e que é uma das grandes apostas da casa para o fim da noite. Outra opção é o “Sorvete de queijo com calda de goiaba”, uma variação da clássica combinação de sabores tão a gosto dos brasileiros.
Ficou tudo muito interessante. Vale a pena escolher o dia pelo gosto musical e experimentar as novidades do Santa Marta, que realmente se enquadra com galhardia no conceito de “restobar”.
Bar Santa Marta
Rua Bispo Dom José, 2030 – Batel
Fone: (41) 3343-2803
=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Como fica a última praia deserta de Balneário Camboriú após leilão da Caixa
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS