É um naco de carne de respeito. Atrai pelo visual e pelo aroma. E certamente cairá no gosto dos curitibanos, declarados aficionados de uma bom grelhado.
O Vin Bistro acaba de lançar mais um de seus festivais gastronômicos. Agora é a vez do “1º Festival de Bisteca alla Fiorentina”, que começou por esses dias e vai se estender pelo menos por um mês, tamanha a repercussão do lançamento entre os clientes da casa.
Tive a oportunidade de experimentar e fiquei muito bem impressionado. São peças gigantes, com peso entre 1kg e 1,2kg, três dedos de altura, que servem bem duas pessoas, embora a primeira impressão seja a de que vai sobrar – impressão desmentida ao término da refeição, de tão macia e saborosa que é a carne.
A rigor, no fundo do fundo, não é o corte oficial da bisteca fiorentina como os italianos costumam consumir. A diferença é bem sutil em relação ao T-Bone, com a inclusão de um pequeno pedaço da alcatra ao mignon e ao contrafilé que margeiam o osso em forma de T. Apenas para registro de forma, porque em nada afeta o paladar.
É que a carne é de primeira. Primeiríssima. Da raça Black Angus, certificada, vinda diretamente do Mato Grosso do Sul, fornecida pela JBS, conceituadíssima pela qualidade de seus produtos. A Black Angus é uma raça de bovinos destinada à produção de carne premium, de qualidade superior, com origem no nordeste da Escócia e que chegou com força e qualidade ao mercado brasileiro.
O Vin Bistro segue todos os preceitos básicos recomendados para servir uma perfeita Bisteca alla fiorentina. Como diz o chef famoso na TV, ali menos é mais. O que importa é o sabor da carne, discretamente temperada apenas com sal e pimenta-do-reino e tostada por alguns minutos de cada lado – o suficiente para manter o tom avermelhado em seu interior.
A carne chega à mesa servida em uma tábua, dando um toque mais descontraído à sobriedade natural do restaurante. Afinal de contas, trata-se de um prato festivo. Para acompanhar o astral, os acompanhamentos vêm em travessas. São quatro: Batatas gratinadas com creme, Farofa de ovos, Legumes salteados e Massa ao molho de tomates frescos.
Tudo isso sai por R$ 149 e, como disse acima, serve muito bem duas pessoas. Se bobear, dá até para três.
Para acompanhar, o proprietário da casa, renomado sommelier Ronaldo Bohnenstengel, pode sugerir o vinho dentre os tantos que o Vin Bistro (também uma loja de vinhos) possui em suas prateleiras. Um italiano, de preferência.
O restaurante abre para almoço de segunda a sexta, das 12h às 14h30 (sábado até as 16h) e jantar de segunda a quinta até a meia noite (sextas e sábados até a 1h)
Vin Bistro
Rua Fernando Simas, 260 – Bigorrilho
Fone: (41) 3225-3444
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS