Duas noites muito especiais de vinhos. Duas noites muito especiais de boa comida. Duas noites muito mais que especiais de harmonização de vinho e boa comida.
Pois é, acontecem justamente nesta semana que se inicia. Dois jantares harmonizados que certamente ficarão na memória de quem participar. Na terça-feira (10) o bistrô L’Épicerie promove a última edição do ano do evento La Nuit du Vin, os jantares harmonizados com sotaque francês que fizeram sucesso durante a temporada. No dia seguinte, na quarta, o sotaque alterna entre o italiano e o espanhol no jantar concebido pelo Ristorante Terra Madre.
São duas noites com pratos que chamam a atenção e, vinhos, mais ainda. O jantar harmonizado do L’Épicerie tem parceria com a importadora Porto a Porto e acontece a partir das 20h, propondo harmonizar clássicos da culinária francesa com vinhos da Borgonha, do Rhône e de Bordeaux.
A harmonização começa com a inédita Salada de brócolis com lascas de salmão defumado, uma releitura com salmão da premiada salada, que já foi premiada como a melhor entrada da cidade. Para acompanhar, o espumante francês da Borgonha, Veuve du Vernay Brut Rosé.
O vinho Côtes du Rhône Abel Pinchard, um clássico exemplar do Rhône, foi o escolhido para harmonizar com a releitura de dois pratos tradicionais da culinária francesa em um só: o Vol-au-vent com recheio de Boeuf Bourguignon.
Para harmonizar com o prato principal, o clássico Tournedos de filé mignon ao molho poivre, confit de cebola e batatas gratinadas, foi escolhido o Château Reynon, de Denis Dubourdieu, da região de Cadillac, na Côtes de Bordeaux.
Na sobremesa, mais uma variação de um clássico, o Crème brûlée de flor de laranjeira, a ser escoltado pelo o espumante Veuve du Vernay Demi-Sec.
O menu harmonizado tem o custo de R$ 156 por pessoa + serviço. Sugere-se a reserva prévia, devido ao número limitado de lugares ofertados. Reservas podem ser realizadas pelo telefone (41) 3044 4744 e (41) 9 9698 6390, ambos após as 16h.
O jantar do Terra Madre, a ser servido a partir das 19h30, será feito em parceria com a importadora Grand Cru, que tem a loja funcionando no espaço anexo ao restaurante - com mais de 1300 rótulos, de 15 países. Os vinhos escolhidos são alguns espanhóis da região da Rioja e, para harmonizar, o chef da casa, Diego Guidolin, criou um cardápio especial, que mistura a tradição italiana do restaurante com toques da gastronomia espanhola. Parece ter ficado bem interessante.
Abrindo o jantar, o couvert traz pães artesanais com manteiga, acompanhados pelo espumante Cava Brut Gramona. Como primeiro prato, será servida a Panzanella, uma salada com lula e camarão – harmonizada com o vinho Marquês de Cáceres Branco Verdejo.
O segundo prato da noite será um Risoni, o arroz de sêmola com caldo de jamón, presunto típico da Espanha. Na harmonização, o vinho Heras Cordón Crianza. Daí vem a Costela bovina com mil folhas de pupunha, combinando com o vinho Abadia Retuerda - Ribera Del Duero.
Para sobremesa, Cannoli recheado com doce de leite, apresentado com o Jerez Cream, digno representante do vinho fortificado espanhol.
Para os cinco pratos, combinados com o mesmo número de rótulos, o preço será de R$ 180 por pessoa. Reservas e informações por telefone: (41) 3335-6070.
L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho
Fones: (41) 3044 4744 e 9 9698-6390
Terra Madre Ristorante
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 - Bigorrilho
Fone: (41) 3335-6070
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS