Duas noites muito especiais de vinhos. Duas noites muito especiais de boa comida. Duas noites muito mais que especiais de harmonização de vinho e boa comida.
Pois é, acontecem justamente nesta semana que se inicia. Dois jantares harmonizados que certamente ficarão na memória de quem participar. Na terça-feira (10) o bistrô L’Épicerie promove a última edição do ano do evento La Nuit du Vin, os jantares harmonizados com sotaque francês que fizeram sucesso durante a temporada. No dia seguinte, na quarta, o sotaque alterna entre o italiano e o espanhol no jantar concebido pelo Ristorante Terra Madre.
São duas noites com pratos que chamam a atenção e, vinhos, mais ainda. O jantar harmonizado do L’Épicerie tem parceria com a importadora Porto a Porto e acontece a partir das 20h, propondo harmonizar clássicos da culinária francesa com vinhos da Borgonha, do Rhône e de Bordeaux.
A harmonização começa com a inédita Salada de brócolis com lascas de salmão defumado, uma releitura com salmão da premiada salada, que já foi premiada como a melhor entrada da cidade. Para acompanhar, o espumante francês da Borgonha, Veuve du Vernay Brut Rosé.
O vinho Côtes du Rhône Abel Pinchard, um clássico exemplar do Rhône, foi o escolhido para harmonizar com a releitura de dois pratos tradicionais da culinária francesa em um só: o Vol-au-vent com recheio de Boeuf Bourguignon.
Para harmonizar com o prato principal, o clássico Tournedos de filé mignon ao molho poivre, confit de cebola e batatas gratinadas, foi escolhido o Château Reynon, de Denis Dubourdieu, da região de Cadillac, na Côtes de Bordeaux.
Na sobremesa, mais uma variação de um clássico, o Crème brûlée de flor de laranjeira, a ser escoltado pelo o espumante Veuve du Vernay Demi-Sec.
O menu harmonizado tem o custo de R$ 156 por pessoa + serviço. Sugere-se a reserva prévia, devido ao número limitado de lugares ofertados. Reservas podem ser realizadas pelo telefone (41) 3044 4744 e (41) 9 9698 6390, ambos após as 16h.
O jantar do Terra Madre, a ser servido a partir das 19h30, será feito em parceria com a importadora Grand Cru, que tem a loja funcionando no espaço anexo ao restaurante - com mais de 1300 rótulos, de 15 países. Os vinhos escolhidos são alguns espanhóis da região da Rioja e, para harmonizar, o chef da casa, Diego Guidolin, criou um cardápio especial, que mistura a tradição italiana do restaurante com toques da gastronomia espanhola. Parece ter ficado bem interessante.
Abrindo o jantar, o couvert traz pães artesanais com manteiga, acompanhados pelo espumante Cava Brut Gramona. Como primeiro prato, será servida a Panzanella, uma salada com lula e camarão – harmonizada com o vinho Marquês de Cáceres Branco Verdejo.
O segundo prato da noite será um Risoni, o arroz de sêmola com caldo de jamón, presunto típico da Espanha. Na harmonização, o vinho Heras Cordón Crianza. Daí vem a Costela bovina com mil folhas de pupunha, combinando com o vinho Abadia Retuerda - Ribera Del Duero.
Para sobremesa, Cannoli recheado com doce de leite, apresentado com o Jerez Cream, digno representante do vinho fortificado espanhol.
Para os cinco pratos, combinados com o mesmo número de rótulos, o preço será de R$ 180 por pessoa. Reservas e informações por telefone: (41) 3335-6070.
L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho
Fones: (41) 3044 4744 e 9 9698-6390
Terra Madre Ristorante
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 - Bigorrilho
Fone: (41) 3335-6070
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro