Cardápio do Bobardí se abre para 11 novos pratos. Aos poucos o chef Danilo Takigawa vai completando seu estilo de cozinhar aos clientes do restaurante. Começou devagar, interferindo ora aqui ora ali, mas mantendo a estrutura básica existente desde a inauguração da casa. Tanto que alguns pratos clássicos, de sucesso, continuam sendo intocáveis, como o Polvo com batatas assadas, a Burrata Bobardí e o Mignon com conchiglioni de pera ao molho gorgonzola.
Takigawa mexeu em todos os segmentos do menu. Incluiu duas entradas e uma salada. Esta, um Mix de folhas com pato laminado (folhas do dia, magret de pato curado e defumado em finas fatias e leve vinagrete de maçã – oriental). As entradas são o Salmão & brioche (salmão curado e levemente cozido a 40°C, servido com brioche caseiro e emulsão de dill) e a delicada e marcante Tapioca de siri, muito equilibrada em todas as suas alternâncias, desde a base de tapioca, o siri refogado com creme de batata e ervas, o kiwi fermentado – que dá cor de acidez – e fios de aipim crocante para cobrir. Bela ideia.
Dentre as massas, entrou para o cardápio o Gnocchi de batata-doce, ressaltando uma das predileções do chef, o defumado (nhoque grelhado de batata-doce defumada, creme de couve-flor e picles de couve-flor tostada). Também é novidade a Folha de massa fresca com pato, que tem o magret de pato grelhado com folha de massa fresca, quinoa negra crocante e pesto de azedinha. Entrou também um risoto, que é a substituição de um risoto de brie existente na ementa. A troca ganhou sotaque brasileiro e um sabor personalizado para o Risoto de queijo Canastra (risoto com mineiro queijo da Serra da Canastra).
Agora também tem uma nova sugestão de peixe. Sucesso no menu degustação em comemoração aos três anos do Bobardí, meses atrás (confira aqui a postagem no blog), a Pescada com creme de cará sofreu algumas pequenas modificações e também ganhou espaço fixo no cardápio da casa (peixe do dia com purê de cará, farofa de sourdought – uma massa lêveda – com alho tostado, suave vinagrete de frutas vermelhas e sal de azeitona).
O defumado volta a marcar território no Lombo de cordeiro com mandioquinha (lombo de cordeiro grelhado, mandioquinha defumada, folha de radicchio, demi-glace e picles de cebola queimada). E há mais duas estreias de carnes. Ou quase isso, uma estreia e uma releitura. A novidade é a Costela bovina com purê de cenoura (costela laqueada no próprio molho do assado, purê de cenoura, vinagrete de cogumelo paris e crocante de bacon). Já o famoso Ossobuco com Polenta, sucesso na casa – antes com toques trufados -, ganhou novos adereços: é servido com o próprio molho, acompanhado de polenta cozida na água de tomate e picles.
Para finalizar em grande estilo, a Mousse assada de chocolate (mousse assada de chocolate meio amargo, sorvete artesanal de caramelo com flor de sal, tuile de sementes e creme de banana da terra) e os Cinnamon rolls (creme inglês, maçã verde marinada em especiarias e farofa de coco) passam a figurar no menu para concorrer com o Fantástico Bolo de Chocolate – a sobremesa mais pedida da casa.
São inúmeros sabores, inúmeras nuanças e vale muito a experiência de poder provar.
Restaurante Bobardí
Avenida Munhoz da Rocha, 757 – Cabral
Fone: (41) 3057-3375
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br