• Carregando...
C La Vie tem noite de Carnes Especiais, por Lenin Palhano e Ivan Lopes
| Foto:
Naideron Jr.
Lenin Palhano, Ivo Lopes, Paulino da Costa e Ivan Lopes, na noite das trufas do C La Vie. Agora, Ivan e Lenin cozinham juntos com as carnes especiais.

Durante bom tempo Ivan Lopes e Lenin Palhano trabalharam juntos. Ivan como chefe de cozinha do Restaurante Terra Madre e Lenin como um dos seus auxiliares, até atingir a posição de sous-chef, o substituto imediato, o braço direito, aquele que responde pela ausência do titular na rotina do restaurante.

Tanto que a direção do grupo Vino!, responsável pelo restaurante, não teve qualquer dúvida em indicar o jovem cozinheiro para assumir a cozinha de outra casa da rede, o C La Vie, com sotaque de cozinha francesa graças à consultoria do premiado Eric Jacquin – que, aliás, emplacou o prêmio de melhor prato principal pela nossa Bom Gourmet, com o Pato na panela, hoje muito bem executado por Palhano.

Por falar em prêmios, os dois são especialistas. Ivan Lopes integra hoje o rol dos cinco chefs top de Curitiba, os “Cinco estrelas”, segundo os jurados da Bom Gourmet, que deu a Lenin Palhano o prêmio de talento jovem na premiação do ano passado.

Pois agora, mesmo cada um responsável pela cozinha de seu restaurante, estarão novamente cozinhando juntos. Lopes havia mesmo me avisado (na noite da festa do Bom Gourmet) que viria mesmo uma noite especial pela frente. Como a que tivemos semanas atrás (com trufas negras), reunindo, além dos dois, outras duas referências da gastronomia: Ivo Lopes, irmão de Ivan e responsável pela cozinha do restaurante Due Cuocchi (SP) e Paulino da Costa, ex DOP Cucina e agora contratado pelo grupo Victor.

Será na próxima quarta-feira, no C La Vie, o que está sendo chamado de “Jantar com carnes especiais”, privilegiando um cardápio com entrada e três pratos principais somente com carnes nobres e de caça.

Para entrada, Espetinho de Kobe com flor de sal e molho roti. Acho que quase todo mundo sabe o que é a carne Kobe. Mas não custa lembrar tratar-se de carne extraída da raça Wagyu, que é tratada a base de muita cerveja e uma mistura de grãos. Além disso os animais recebem massagens, são escovados com saquê e escutam música clássica. O resultado é uma carne saborosa, extremamente marmorizada e muito macia.

O primeiro dos pratos principais será um Bife de chorizo Devon grelhado com farofa de cebola caramelizada e molho chimichurri. O Devon é um gado de origem britânica, que marca pela textura da carne, macia como poucas. O molho chimichurri é aquele muito utilizado pelos argentinos em seus grelhados.

Daí o jantar passa para as caças, começando com um Stinco de javali à caçadora com risoto de linguiça húngara – o stinco é quase o tornozelo do bicho e, de cozimento lento, torna-se uma das partes mais saborosas.

Em seguida, um prato que não é para a execução de qualquer um: Paleta de cateto ao forno com polenta bramata cremosa e pancetta crocante. Ivan Lopes é mestre nisso, conforme provou na edição especial de caças que organizou recentemente no Terra Madre.

A sobremesa será um Mil folhas de doce de leite argentino (provavelmente, acho eu, executado por Harumi Iura, patissière do C La Vie).

O valor do jantar será de R$ 180 por pessoa, sem contar as bebidas. Aliás, a casa está preparando uma sequência especial de vinhos para acompanhar os pratos, embora o cliente também possa, à vontade, escolher o próprio vinho, que é servido à mesa à preço de balcão da Vino!.
Pode apostar que será uma noite muito especial.

C La Vie Restaurante
Rua Comendador Araújo, 970 – Batel
Fone: (41) 3029-9988

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]