• Carregando...
Caipira é só de limão? No Quintana, não
| Foto:
Divulgação
Caipirinha de abacaxi com capim-limão, uma das atrações entre os drinques do Quintana.
Divulgação
Rogério Moreira, criando “caipirinhas exóticas” para os clientes do Quintana.

Vamos ordenar as coisas. Caipirinha, a rigor, é só de limão. É o ponto básico para qualquer curso de bartender. Ali o aluno aprende que a relação entre o limão, a cachaça e o açúcar é que pode ganhar o nome de caipirinha. Qualquer outra variação, na bebida ou na fruta, deve ser chamada de stick.

Seria o mesmo que fazer cuba libre com outro destilado que não seja o rum. Ou, como insiste James Bond em pedir, apresentar um Dry Martini que não seja com gim. “Com vodka, mexido e não batido” – é o que ele costuma dizer. Os tradicionalistas do Dry Martini têm arrepios, mas tudo bem, Mr. Bond tem lá seu jeito próprio.

Com a caipirinha há mais maleabilidade, pelo que se vê por aí. Exceto os tais professores de bartenders ninguém mais se importa com a denominação correta. Mesmo porque não teria o mesmo apelo de venda. Imagine alguém oferecer um Stick de kiwi. Ou de morango. Bem diferente de sugerir uma Caipirinha de morango, não é?

Então fica caipirinha mesmo. Como as que Rogério Moreira tem preparado no Quintana Café & Restaurante, as quais chama de “caipirinhas exóticas”. Em dias de eventos, costuma preparar mais de 200 drinques, com exclusivas combinações entre frutas e bebidas. Nas refeições normais do Quintana, para abrir o apetite aos saborosos pratos elaborados pela chef Gabriela Carvalho, sempre há alguma criação de Moreira à espera dos clientes.

Que pode ser, por exemplo, a Caipirinha de abacaxi e capim-limão. Ou a de kiwi, morango e suco de limão, cujas receitas estão abaixo, para quem quiser arriscar a fazer em casa.

=-=-=

Caipirinha de abacaxi e capim-limão

Divulgação

Ingredientes

1 rodela de abacaxi
4 a 5 folhas de capim-limão
açúcar
gelo
cachaça mineira branca

Preparo

Lave bem todas as frutas que serão utilizadas.
Separe a casca da rodela de abacaxi. A casca será usada para a decoração do copo.
Corte o abacaxi em pedaços e separe o centro, que não será utilizado, por trazer um toque amargo que não queremos para o drinque.
Coloque os pedaços do abacaxi em uma coqueteleira. Acrescente duas colheres (sopa) de açúcar. Amasse bem. Adicione uma ou duas doses de cachaça, a gosto. Junte quatro ou cinco folhas de capim-limão e amasse bem novamente. Sobreponha oito pedras de gelo.
Agite bem para soltar os aromas e sirva no copo já decorado.
Acrescente folhas de capim-limão para deixar a decoração ainda mais sofisticada e sirva.

=-=-=-=-=-=

Caipirinha de kiwi, morango e suco de limão

Divulgação

Ingredientes

1 kiwi
3 morangos
Suco de ½ limão
Açúcar
Gelo
Vodka

Preparo

Separe um pedaço do kiwi para a decoração.
Descasque bem o kiwi e corte em pedaços.
Separe três morangos e corte em pedaços.
Junte os pedaços das frutas na coqueteleira e acrescente o suco de limão. Acrescente duas colheres de açúcar e, em seguida, duas doses de vodka. Amasse bem. Adicione oito pedras de gelo e agite bem para soltar os aromas.
Sirva em um copo e utilize um pedaço do kiwi para a decoração.

Quintana Café & Restaurante
Avenida do Batel, 1440 – Batel
Fones: (41) 3078-6044 e (41) 3078-8944

=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]