Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Carré de cordeiro e massa com trufas. E ainda um Papaia com cassis desconstruído. Em casa

Carré de cordeiro ao forno com massa em salsa trufada, o prato principal do almoço familiar. (Foto/ Anacreon de Téos)

É, a ideia seria votar e curtir os sabores em casa. Fazia já um tempinho.

Fui pela manhã, ali pelas 9h30, e, surpreendentemente, não havia fila. Não havia acabado ainda a missa da Santa Terezinha, disse-me alguém. Verdade, pois quando saí da sala de votação (demorei um pouco, com a idade a impressão digital vai se apagando) a fila estava grande, dos saídos da missa. Livrei-me de boa, admito.

j

Para começar, Negroni. (Foto/ Anacreon de Téos)

Mas daí em diante todas as atenções estavam voltadas para o almoço, fosse quem fosse o novo prefeito. E a ideia do cardápio já estabelecida, com as três etapas – entrada, prato principal e sobremesa – bem definidas.

O que não evitaria um tour pelo Mercado Municipal, onde as ofertas são tantas que podem alterar um menu na última hora – e sempre com prazer. Circulei por lá, tinha como alvo um carré francês de cordeiro (que já tinha em casa, congelado), mas fui buscar reforço com o Dielson Schilipacke no Espaço Angus Prime, porque filho, nora e neto iriam dividir os prazeres da gula.

Deu tudo certo. Para começar havíamos pensado em uma Salada de folhas e o que viesse, dependendo da visita ao mercado. Vieram as folhas, fresquíssimas e crocantes, da banca da Sidneia (SN – Comércio de Frutas e Verduras), onde tem de tudo, inclusive flores comestíveis que usaríamos na decoração.

À essa altura (já passado do meio dia, claro) preparei um Negroni para poder inspirar o cozinheiro. Nosso drinque favorito em casa.

Nossa salada teve variação de folhas rasgadas, entre alfaces (crespa, lisa, roxa, frisée), rúcula, tomatinhos amarelos e complementos, como lascas de castanhas do pará, queijo gouda e corações de alcachofra em conserva.

O vinho, Malbec/Cabernet Sauvignon de Mendoza.

De prato principal, o Carré de cordeiro ao forno, fugindo da instituição de selar primeiro e depois levar para assar. Como tempero, além de sal (pimenta só ponho depois, respeitando aqueles que não toleram), uma marinada de alecrim, tomilho, alho e azeite de oliva. Tempo curto, para não deixar endurecer.

Para acompanhar, um Fettuccine pronto, fresco, produzido pelo Bar do Victor da Praça da Espanha – sim, eles têm isso por lá e vendem aos interessados. De molho, uma Salsa Mediterranea con Tartufo, que a Graça trouxe dia desses de Itália. Tem funghi, alcaparras e tartufi já em molho (a Porto a Porto tinha um semelhante no mercado, será que ainda tem?). Daí foi só murchar cebolas picadas no azeite de oliva, acrescentar o molho e aguardar o cozimento da massa.

Para o cordeiro, um rápido tempero antes e o forno (veja receita abaixo) e o complemento com a massa pronta. Para acompanhar, uma bela sugestão do Bill, sommelier lá da Queijos & Vinhos do Mercado Municipal (e também do C La Vie, importante lembrar): El Corregidor, um corte argentino de Malbec e Caberten Sauvignon dos Viñedos Los Maitenes, de Mendoza.

De sobremesa, Papaia com cassis. Mas não assim tão simples. Uma variação, utilizando os mesmos elementos, a mesma base de ingredientes. Bom desafio. Seria uma Mousse de papaia com caramelo de cassis, sem alterar nada do que poderia ser a receita original. Apenas reordenando alguns fatores, digamos assim.

Salada de folhas, alcachofra, tomatinhos, castanha do pará e queijo gouda. (Foto/ Anacreon de Téos)

Um belo almoço de domingo, que se estendeu até o fim da tarde, tempo suficiente para sabermos quem seria o novo prefeito.

Um brinde final e as receitas abaixo.

Carré de cordeiro ao forno

Receita com base em receita original de Clo Dimet

Ingredientes

2 carrés de cordeiro do tipo french rack

2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado

2 colheres (sopa) de tomilho fresco picado

2 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de mostarda com grãos

½ xícara de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

Deixe os carrés de cordeiro fora da geladeira pelo menos por 30 minutos antes de prepará-los.

Salgue os carrés e moa por cima a pimenta, virando-os dos dois lados.

Numa tigela, misture os demais ingredientes, formando uma pasta. Passe essa pasta sobre os carrés, somente do lado da gordura, apertando para que fique bem grudada.

Coloque os carrés numa assadeira untada, deixando os ossos voltados para baixo.

Asse em forno preaquecido a 250ºC por cerca de 20 minutos.

Mousse de papaia com caramelo de cassis

A mesma ideia da sobremesa consagrada em outra execução: Mousse de papaia com caramelo de cassis. (Foto/ Anacreon de Téos)

Ingredientes

1 mamão papaia

180 ml de água

2 claras

1 xícara de leite condensado

12g de gelatina em pó (1 envelope)

100 ml de água

100g de açúcar

1 dose de licor de cassis

Preparo

No liquidificador, bata o mamão papaia com o leite condensado.

Em uma tigela pequena, hidrate a gelatina em água, segundo as recomendações da embalagem e leve ao banho-maria para dissolver.

Separadamente, bata as claras em neve.

Gentilmente, misture a gelatina ao creme de papaia e, aos poucos, agregue as claras em neve (com uma colher de pau).

Coloque em formar individuais e leve para gelar.

Para o caramelo, coloque a água e o açúcar na panela e vá mexendo até o açúcar dissolver, sempre em fogo baixo.

Quando chegar a ponto de fio, adicione o licor, mexa, e coloque a mistura na geladeira.

Para servir, disponha um pouco do caramelo no prato e ajeite a mousse por cima.

Decore com flores comestíveis e folhas de hortelã.

Pronto, esse foi nosso almoço domingueiro e dia de eleição.

Muito bem curtido!

= -=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Salvar

Salvar

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.