São poucos hoje os privilegiados que têm acesso à comida feita pelo chef Celso Freire. O ícone da gastronomia curitibana e responsável pela grande guinada da cozinha local nos anos 90 cozinha para poucos e em raras ocasiões.
Desde que deixou o restaurante Guega (que voltou a ser Boulevard), em janeiro de 2011, Freire tem se empenhado em projetos pessoais, como consultorias, eventos (é curador do Gastronomix) e as aulas que dá no Centro Europeu. Além da decisiva participação como curador do movimento Gastronomia Responsável, idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
De vez em quando ele cozinha aqui e ali. Como por alguns dias no Empório Santa Genoveva, em novembro do ano passado ou há um ano, no Vindouro. Ou em algum encontro temático, como o da semana passada, quando, ao lado de outros chefs e de sua filha Gabriela esteve no Centro Europeu apresentando as suas interpretações para pratos com trufas, em promoção da importadora Porto a Porto. Pratos deliciosos, por sinal.
E é justamente ao lado da filha, recém-formada em gastronomia, que Celso Freire volta à cozinha para oferecer seus sabores e o resultado de seu talento a quem tanto aprecia seu trabalho ou mesmo até para quem pode ter agora a primeira vez de experimentar suas criações. Ele é o chef que dá inicio ao projeto “Zea Convida”, do Restaurante Zea Maïs, que tem como objetivo trazer chefs da atualidade para ali cozinharem. E por uma razão muito simples: Celso Freire foi o responsável pela determinação da linha gastronômica do Zea Maïs desde seu início e durante um bom tempo dividiu com a sempre inspirada chef Joy Perine (que é a chef titular da casa) a concepção dos pratos a cada variação de cardápio. De uns tempos para cá, mesmo já não mais tão presente, continua sendo o ponto de referência para opinar e sugerir novas apostas do menu.
Justo seria, então, que fosse o primeiro chef convidado para cozinhar na casa que ajudou a conceber e a se firmar como referência na cozinha contemporânea de Curitiba. E esse primeiro evento acontece já na semana que vem, de terça a quinta-feiras próximas (6, 7 e 8 de agosto). Freire vai preparar um cardápio exclusivo, com opções de entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo de R$158.
O cardápio que será executado junto com Gabriela traz da memória algumas criações suas que ficaram marcadas e que o tempo se encarregou de imortalizar. Dentre elas a Ópera de Arame, talvez a mais famosa sobremesa da história da gastronomia curitibana.
As opções para entrada são Salada com queijo de cabra (quente), molho de pera com mostarda e raiz forte; Ravióli de cebola com foie gras e jabá e Consommé de cogumelos com ovo pochê e trufas (que, agora reforçado pelo consommé, lembra o prato de ovos com trufas que preparou na semana passada, no Centro Europeu).
Como prato principal, a escolha pode ser entre Filé Rossini, foie gras, sautée de espinafre e molho tinto; Polenta cremosa com fonduta de queijo, legumes grelhados e presunto de Parma crocante; Jarret de vitela assado lentamente com risoto à moda de Milão e Filé de peixe com velouté de curry, coco, camarões e champignon.
Para finalizar, três opções de sobremesa: Ópera de Arame; Suflê de goiaba com calda de mascarpone e Crepe de chocolate recheado com sorvete de doce de leite e calda quente de chocolate.
Imperdível, não é?
A ideia da chef Joy Perine e dos demais proprietários do restaurante é trazer, na sequência, chefs de outros estados, mas ainda não há nomes cogitados. O próximo evento deve ocorrer em novembro.
Restaurante Zea Maïs
Rua Barão do Rio Branco, 354 – Centro.
Fone: (41) 3232-3988
=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião