Dias atrás registrei aqui o início da temporada do Prato da Boa Lembrança para os restaurantes paranaenses. Foi o lançamento do novo prato da Cantina do Délio (confira aqui), que já está sendo servido normalmente na casa.
Mas tem mais. O Chalet Suisse também está apresentando sua nova versão, o prato que vai fazer a temporada de 2019. Chama-se “Piccata alla Milanese” e é um escalope de vitela à milanesa, empanado com parmesão, acompanhado risoto de açafrão italiano. O must é a utilização do mignon de vitela (muito difícil de encontrar, mas a casa garante ter descoberto um bom fornecedor) e o processo da piccata é parecido com o da milanesa, só que, em vez de farinha de rosca é utilizado o parmesão. Antes de ser frito, o mignon batido é passado na farinha de trigo, ovo e parmesão e colocado na frigideira com o mínimo de óleo possível, para não ficar encharcado.
Já o risoto é o clássico milanês, com legítimo açafrão de pistilo. E aí vem uma explicação interessante. O chef Arthur Saredi fez questão de utilizar o açafrão em pistilo em vez do pó, para evitar possíveis alusões à utilização de “outro tipo de açafrão”, que é até bem comum por aí, com a substituição do caro e único açafrão verdadeiro pela cúrcuma, também conhecida como “açafrão da terra”, mas que nada tem a ver com o outro. É saborosa, mas de paladar completamente diferente e não se prestaria à utilização nesse caso.
O valor do prato é R$ 110, com direito à louça de cerâmica para coleção. Esse é o 5º prato apresentado pelo Chalet Suisse, sequência iniciada em 2015, com a estreia do restaurante na Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança com o “Riz Casimir”, uma especialidade suíça bastante popular no país, criada nos anos 50 (registrei o lançamento aqui).
O Prato da Boa Lembrança
Mesmo para os não colecionadores, o Prato da Boa Lembrança é um belo objeto de decoração e que marca, realmente, a lembrança de bons momentos gastronômicos. A iniciativa começou por aqui em 1994, trazida pelo italiano Dânio Braga, inspirado pelos costumes da região onde nasceu, de estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que o cliente leva para casa depois de comer em um dos restaurantes associados.
Além de fundador, Braga é atualmente conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que conta hoje com cerca de 100 restaurantes espalhados pelo país. O Prato da Boa Lembrança é feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada um possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado, relacionado com o que foi escolhido para ser servido.
No site da Associação estão publicadas, inclusive, todas as receitas dos restaurantes filiados. É só clicar e conferir.
Outros paranaenses
Além dos dois restaurantes que já lançaram seus pratos, outros três associados no Paraná já estão preparando os seus e aguardando as artes nas louças para poderem apresentar as novidades. Quintana Gastronomia, Restaurante Girassol (Palmeira) e Sel et Sucre logo estarão divulgando suas novas criações.
E neste ano mais um restaurante se associa à iniciativa, o Ernesto Ristorante. A arte já está pronta e o prato será um “Fettuccine no Grana Padano, com tentáculos de polvo grelhados e molho pesto”.
Chalet Suisse – Cozinha Internacional
Rua Fancisco Dallalibera, 1428 – Santa Felicidade
Fone: (41)3364-7889
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br