Marcos Biazzetto é um chef que tem prazer em dividir experiências gastronômicas. De vez em quando traz um convidado para cozinhar em parceria. No ano passado estiveram por aqui o chef Paulinho Pecora e o cozinheiro e jornalista Sílvio Lancelotti, cozinhando por três dias no Salumeria.
Mais recentemente quem esteve mexendo nas panelas foi o catarinense Klaus Pahl.
E agora chegou a vez de Thyago Rocha e Luciana Seco Oliveira, responsáveis pelo site gastronômico oalhofrances.com – cozinha sem preconceitos, no ar desde 2012 a propor receitas, experiências gastronômicas, eventos e o que vier pela frente.
O encontro dos chefs no Salumeria será no dia 2 de junho, terça-feira próxima, e, ao lado de Biazzetto, os dois vão preparar um menu composto por cores, contrastes de sabores e de texturas, que irá estimular praticamente todos os sentidos.
O jantar especial, limitado a 30 pessoas, será composto por quatro pratos, incluindo sobremesa – todos harmonizados com vinhos sugeridos pelo sommelier da casa, Rodrigo Gerber, que trabalhou durante 11 anos na Itália. E o curioso é que os escolhidos foram três vinhos portugueses do Alentejo, restando o italiano apenas para acompanhar a sobremesa.
Mesmo assim, o cardápio, em italiano para a casa toscana, apresenta Crema di piselli e tartare di agrumi – harmonizado com o vinho Malanje branco -, Cappellacci agrodolce allo zafferano – escoltado por um Imbondeiro tinto -, Carré d’agnello in crosta aromática – com Malanje reserva tinto na taça – e, de sobremesa, Panna cotta di dolce di latte, com a companhia de um Ribota Moscato d’Asti.
O valor será de R$ 150 por pessoa, já incluindo os rótulos de harmonização.
O Alho Francês
Alho francês, em português de Portugal, é o que conhecemos aqui por alho-poró. De sabor característico e de nobre presença na alta gastronomia, teve o nome escolhido para identificar a proposta de sabores de Thyago Rocha e Luciana Seco Oliveira, que saíram de Curitiba para girar o mundo da cozinha.
Thyago é formado em Fisioterapia, mas a paixão pela gastronomia o levou a iniciar um curso de Chef e Restaurateur em Curitiba. Mais tarde mudou-se para a Europa, estudou na Università dei Sapore na Itália e trabalhou em restaurantes estrelados, como o suíço Schöngrün, em Berna; o italiano La Ciau del Tornavento, em Treiso; e o português Belcanto, em Lisboa (2 estrelas Michelin) – absorvendo o melhor da arte da culinária de cada um desses países.
Também fisioterapeuta por formação, Luciana fez o curso de Chef de Cuisine em Curitiba e foi morar na Europa. Licenciada em Chef Pasticcera pela Università dei Sapori, na Itália, a chef desenvolveu aulas e workshops de pasticceria italiana tradicional e contemporânea, além de atuar em diversos estabelecimentos europeus, como a Sandri, secular pasticceria e confetteria, na Umbria.
Salumeria Ristorante
Rua Jaime Reis, 216 – São Francisco
Fone: (41) 3049-5501
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS