| Foto:
CARREGANDO :)

Dia desses escrevi aqui sobre os cannoli, aquele enroladinho italiano que está conquistando os brasileiros e tem sido sobremesa regular em vários restaurantes, principalmente em São Paulo, onde é moda (e que tem em Curitiba o chef Fabiano Marcolini como o principal artífice). Veio depois da onda dos petit gâteaux, dos cupcakes, dos macarons e até mesmo dos whoopies (estes ainda ganhando espaço entre nós).

Publicidade

Pois nesse giro rápido (é sempre mais breve do que desejamos) por Paris, pude constatar a nova mania que já começa a ganhar espaço entre os franceses: o chou. Que já existia na confeitaria clássica dos parisienses, mas que agora ganha novas versões, novos aromas e novos sabores.
Nada mais é que uma bombinha (ou carolina), que tradicionalmente levava recheio de creme. No máximo, chocolate.

Pois já não há mais limites para a criatividade e hoje os sabores apresentados são praliné, chocolate, caramel au beurre salé, framboesa-rosa, pêra, café, baunilha, pistache, limão siciliano, jasmim, earl grey e mais tantos outros.

Para quem estiver com viagem programada a Paris e desejar cair em tentação, são dois os endereços famosos para se entregar aos prazeres dos choux (e dizem que vicia). Na famosa Pâtisserie des Rêves (93, rue du Bac 75007, na região de Saint Germain), de Philippe Conticini, o cliente pode escolher o recheio na hora da compra.

Mas o charme mesmo é uma lojinha no Haute Marais, Popelini (29, rue Debelleyme 75003 Paris), especializada em chou, com uma especialista em massa de chou, Lauren Koumetz, e uma expert em creme, ex-pâtissière da Ladurée, Alice Barday.

Mas para os que ficam por aqui tudo deve ser uma questão de tempo e nossas confeitarias em breve já estarão com novidades em suas prateleiras. Enquanto isso, dá para ficar com água na boca.

Publicidade

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br