Um toque diferente, sabores diferentes na próxima edição do “Terça entre Tapas” do Restaurante Olivença – o rodízio de petiscos espanhóis servido exclusivamente nas terças-feiras, no jantar, com preço de R$ 45 por pessoa. Com a saída de Gilberto Prado, a cozinha agora está sob comando de Thiago Eduardo Pie, que desde a inauguração da casa participa da brigada de cozinheiros e era o sous-chef até assumir o cargo principal.
Entre as estreias, está um pintxo (bem característico da Espanha, que traz os ingredientes agrupados, espetados por um palito), que leva berinjela, abobrinha, tomate e queijo brie, grelhados no azeite de oliva. Outro lançamento é uma Batata Asterix recoberta com bacon, molho branco, gemas de ovos, cebolinha, tomates concassê e parmesão. Também é novidade a tapa Mini ovos da taberna, uma casquinha formada por fatia de presunto assado, recheado com ovo de codorna, lâminas de batatas e orégano.
Casa inspirada na gastronomia da Península Ibérica, o Olivença trouxe, com êxito, uma tradição espanhola, que é o de encostar num balcão e beliscar pequenas porções aos poucos, acompanhadas de vinho ou cerveja. E na “Terça entre Tapas” a cada edição também são apresentadas variações dos pratos e novidades, como estas de agora. Mas estão mantidas as opções já tradicionais da casa, como o Bacalhau com alho confitado, Jamón com ovo de codorna, Queijo Manchego (original espanhol) e diversas tortilhas. O bolinho de bacalhau também completa o cardápio, servido à vontade.
Para acompanhar, o cliente tem à disposição as opções de vinhos portugueses e espanhóis da casa, servidos em garrafa ou taças, ou ainda os chopes da Way Beer.
O novo chef
Thiago Eduardo Pie assumiu a chefia da casa na semana passada nos dias finais de agosto. Aos 29 anos, ele atuava no Olivença desde a inauguração, tendo feito parte da equipe formada para a implantação da casa, treinada pelo chef português Hélio Loureiro. Antes de assumir a chefia, foi subchefe por um ano e meio.
Começou a cozinhar há oito anos, numa viagem pela Inglaterra. Há seis anos se dedica profissionalmente à carreira. Antes do Olivença, atuou no DOP, que funcionava no mesmo endereço – ele está, portanto, há mais tempo que o próprio restaurante na mesma cozinha.
Sua ascensão ao posto principal veio ao natural, seguindo uma política do grupo (que inclui ainda Vino!, C La Vie e Terra Madre) de valorizar os cozinheiros feitos em casa. Na necessidade de mudanças, sempre a preferência é para quem já está trabalhando no local e inteirado com o espírito da casa. Foi assim com outros nomes que se projetaram na gastronomia paranaense, como Ivan Lopes e Lênin Palhano, apenas para citar dois dentre os tantos promovidos.
Para as próximas semanas, o chef pretende inserir algumas opções com sardinhas entre as tapas a serem oferecidas.
Pie tem planos para inserir algumas de suas criações também no cardápio tradicional da casa, a la carte, que permanece em cartaz também nas terças.
Restaurante Olivença
Rua Teixeira Coelho, 255 – Batel
Fone: (41) 3016-9988
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br