Alexandre Vicki está de casa nova. Depois de comandar, com sucesso, as cozinhas de hotéis importantes no Brasil e de pousadas portuguesas, o chef decidiu voltar às origens e partir para um negócio próprio. Completou seu período à frente do complexo de alimentação do Hotel Deville Rayon e mergulhou de corpo e alma no seu novo rebento, o Donanna Gastronomia, um restaurante com refeições por quilo no almoço – e com planos futuros de abertura à noite em outro sistema.
A nova casa, situada no Juvevê, também pode funcionar para eventos e foi aberta há poucos dias por Vicki, em sociedade com o irmão César, e já colhe bons resultados apenas com a notícia de boca em boca pela vizinhança.
Tendo como símbolo principal o pinhão (na logo da fachada e incrustado nas cadeiras e bancos dos salões), representando as coisas do Paraná, oferece um cardápio diário com várias opções de saladas (todas orgânicas), quatro tipos de carnes, massas (com molhos vegetarianos para atender a grande demanda), arroz integral, feijão e opções que mudam de acordo com a oferta do mercado.
Nos fins de semana o menu é incrementado. Aos sábados com um sotaque mineiro nos pratos que vão ao buffet e aos domingos com o que Vicki definiu como “sabores ibéricos”, que contemplam desde o bacalhau até o polvo, dos peixes ao cabrito. Para o próximo domingo, inclusive, o chef anuncia codornas como as grandes atrações da mesa.
O nome do restaurante é uma homenagem à dona Anna, avó dos irmãos proprietários e com quem Alexandre Vicki aprendeu a cozinhar. O preço do quilo nos dias de semana é de R$ 31,90, passando para R$ 35,90 nos fins de semana.
Aproveitando o gancho, aqui vai uma receita do chef, bem de acordo com o tema de sua nova casa e com a estação na qual nos encontramos, o inverno, estação dos pinhões.
Risoto de bacalhau com pinhão
Por Alexandre Vicki, chef do Donanna Gastronomia
Ingredientes:
Caldo de legumes
4 cebolas roxas
6 tomates
4 cenouras
1 alho-poró
½ maço de salsinha
½ maço de cebolinha
½ talo de salsão
5 folhas de louro
1 galho de manjericão
1 cabeça de alho
azeite de oliva
Sal
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, refogue em azeite todos os ingredientes até ficarem murchos. Adicione água até a boca da panela e deixe ferver por mais ou menos 30 minutos.
Coe, reserve a mantenha quente.
Risoto
½ caixa de arroz arbóreo
½ garrafa de vinho branco seco
açafrão em pistilos
500 g de bacalhau Dias em cubos
300 g de pinhão cozido e cortado em rodelas
200 g de parmesão ralado grosso
alho
manteiga
azeite
sal
pimenta-do-reino
Modo de Preparo:
Em uma panela refogue em um pouco de azeite e manteiga, o alho e cebola até ficarem macios, junte o arroz e o açafrão e vá adicionando o vinho aos poucos, sempre mexendo.
Quando secar o vinho comece a colocar o caldo, novamente aos poucos e sem parar de mexer. Adicione o bacalhau e o pinhão e quando estiver quase ao “ponto de servir” junte o parmesão e a manteiga.
Finalize corrigindo o tempero e sirva imediatamente.
Se quiser, decore com palitos de bacalhau dourados com crosta de pinhão.
Rendimento: 4 porções.
Donanna Gastronomia
Rua Moisés Marcondes, 618 – Juvevê
Fone: (41) 3538-3310
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS