Francisco Urban é um apaixonado pelas coisas da França. Pela cultura, pela história e principalmente pela gastronomia e pelos vinhos. Proprietário dos restaurantes que compõem o Pier do Victor, esteve inúmeras vezes em território francês, invariavelmente em eventos gastronômicos e de vinhos, ocasião em que um “magret de canard” sempre era muito bem recebido à mesa.
Para fixar essa admiração e passar um pouco dela aos seus clientes, o restaurateur promove anualmente uma homenagem aos franceses e a tudo o que eles representam. O evento foi chamado de Vive Le Victor e está sendo realizado agora pelo quarto ano consecutivo. Começa nessa terça-feira (09) e se estende até o dia 21, com menus especiais, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, no Bistrô e no Bar do Victor, duas de suas casas.
A promoção vale somente para o jantar e comemora os 225 anos da Queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, pontuada pelo fim da monarquia absoluta na França. É a data nacional da França, inspiradora para a saborosa homenagem proposta por Urban, que nesta edição contará com o apoio do Consulado Honorário da França, em Curitiba, além da Aliança Francesa.
Cardápios
Os cardápios dos dois restaurantes serão diferentes.
A chef Eva dos Santos, do Bistrô do Victor, abre seu menu com Sopa de Cebola servida em cúpula de massa folhada. Como prato principal, a escolha entre duas opções: Linguado à belle meunière ou Confit de pato, acompanhado de purê de maçã com maracujá e molho de pimenta rosa. E uma Tarte Tatin como sobremesa, um clássico.
Já no Bar do Victor, o chef Claudinei Oliveira propõe, de entrada, Quenelle lyonnaise – bolinho de peixe francês com molho lyonnaise. Já o prato principal destaca Camarões à provençal com batatas noisette e arroz com cogumelos Paris. Crème brûlée, outro clássico da mesa francesa, como sobremesa.
Haverá apresentações de música francesa, nas duas casas, sendo, no jantar de 11/07 no Bistrô do Victor e 18/07 no Bar do Victor. O valor é de R$ 59 por pessoa, com bebidas à parte (e a adega, eleita a melhor de Curitiba no Prêmio Bom Gourmet de 2012, certamente terá um interessante vinho francês para a harmonização).
E para completar o clima todo envolvido com a França, os clientes que optarem pelos menus do “Vive Le Victor” nos dois restaurantes levam de lembrança uma baguette, o pão que é o símbolo daquele país e que as pessoas costumam levar debaixo do braço da boulangerie até suas casas (não sem ir beliscando as pontinhas crocantes).
Bar do Victor
Rua Lívio Moreira 284 – São Lourenço
Fone: (41) 3353-1920
Bistrô do Victor
Espaço Gourmet ParkShoppingBarigüi
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Campina do Siqueira
Fone: (41) 3317-6920
=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS