Ouça este conteúdo
Não é um almoço executivo qualquer. É um senhor almoço executivo o da OX Room Steakhouse. Diferenciado nos sabores e na apresentação dos pratos, como fruto da inspiração do chef Vinícius Felizardo, cozinheiro de muito conhecimento e sensibilidade.
Aliás, como tenho escrito aqui, o nível dos “executivos” está subindo muito, ao contrário de tempos atrás, quando alguns pratos mais simples eram escalados, para facilitar o processo e permitir o bom preço.
Fui dia desses provar e fiquei encantado. A seleção de pratos de Felizardo para o almoço começa com a escolha de uma entre as três opções de entrada, o Carpaccio de queijo coalho, o Steak tartar de Angus e a Polenta cremosa com ragu de costela. A polenta é gostosa, mas bem tradicional. Os outros dois se sobressaem, principalmente o carpaccio, pois o queijo coalho é maçaricado e daí finamente fatiado em um fatiador de legumes e então servido com geleia de pimenta jalapeño, tomates confitados, pesto de manjericão e castanhas. Já o tartar teria tudo para ser um tartar como os outros, mas vem com um item diferenciado que mexe com o paladar: picles de semente de mostarda, que é feito com o descanso das sementes em salmoura, vinagre e açúcar por algum tempo, até que inchem e ganhem textura. Elas estouram na boca. A carne é de Angus, picada na ponta da faca, com gim infusionado em pimentas. Vem ainda com castanhas e chips de batatas.
Para os pratos principais são nove opções disponíveis, que variam a cada dia da semana. Entre elas estão aos cortes de Prime Rib suíno crocante marinado na mostarda Dijón acompanhado de purê de abóbora, fonduta de parmesão, cebola roxa em laranja e picles de mostarda (olha aí o picles de novo), a Costela defumada, com risoto de beterraba e cogumelos e manteiga de ervas, o Bife de chorizo com batatas e cogumelos e o Mignon com risoto de pupunha e bacon da casa.
Há, ainda, o favorito, o queridinho do chef: Picadinho de vó, com tartar de banana, arroz, couve crocante e ovo perfeito – aquele sabor bem caseiro. E mais a Panelinha de penne ao molho rústico de tomates, com polpetone recheado de queijo Monterrey e o Salmão defumado e grelhado, com legumes, na parrilla, completando o menu.
De sobremesa, duas opções: Abacaxi marinado no rum e confitado na parrilla, com sorvete artesanal de coco e gel de frutas amarelas e um interessante Pudim de leite defumado, com chantili de paçoca artesanal e caramelo cítrico.
Drinques sem álcool
O que também achei interessante foi a proposta de coquetéis sem álcool, tanto para abrir o apetite como até para acompanhar a refeição. São três sugestões, todas elas muito saborosas e refrescantes. Cada uma por R$ 20.
O Ginger leva creme de mirtilo, xarope de gengibre, suco de limão taiti, simple syrup (xarope de água e açúcar), suco de maçã e limão desidratada. Tem uma cor arroxeada, por causa do mirtilo.
Já no No Regrets é composto de suco de abacaxi, hibisco, capim-limão, xarope de açúcar, suco de limão taiti e suco de gengibre.
O mais colorido e chamativo dos três é o Brasilidade, com maracujá, orgeat (xarope de amêndoas), Monin (xarope) de banana verde, suco de maçã, suco de limão taiti, simple syrup, infusão de hibisco e bitter de cardamomo.
O almoço executivo é servido de terça a sexta, das 11h30 às 15h30, e contempla uma entrada, um prato principal e uma sobremesa por R$ 59. Como a OX oferece estacionamento como cortesia nesse horário, o preço final acaba saindo bem em conta. Ainda mais que, conforme o apetite, pode servir bem duas pessoas, item por item. E com sabores diferenciados, como já foi possível perceber.
OX Room Steakhouse
Alameda Dom Pedro II, 390 - Batel
Reservas e informações: (41) 3039-4577
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br