| Foto:
CARREGANDO :)

Um 7 de setembro de quase folga. Pelo feriado que deixou a cidade praticamente vazia, mas, em compensação, obrigações de todos os lados. Uma chegada ao canil para ajeitar as coisas antes da viagem de amanhã para São Paulo, a coluna para o jornal e depois a espera pelo jogo da noite para atualizar um dos tópicos enviados anteriormente.

Mas nada que impeça um jantarzinho, não é verdade?

Publicidade

Como havíamos feito uma massa básica no almoço, com molho caseiro de tomate e manjericão, decidimos que o jantar teria peixe. Saboroso, mas também leve, para quem pretende viajar na manhã seguinte. Fui à cata de algumas ideias e conseguimos fechar um cardápio bem bacana.

Tínhamos um envelope de salmão defumado no freezer, pensamos na entrada a partir dali. E encontramos uma receita bacana no site http://www.dedodemoca.net/, Endívias com salmão defumado e molho de iogurte e dill. Como não encontramos dill (ou aneto ou endro, tanto faz o nome) no supermercado (hoje, feriado, o Mercado Municipal estava fechado), decidimos substituir o dill fresco por algumas sementes secas de nosso estoque. E aí, como quem não quer nada, acrescentamos um pouco de bottarga em pó, um toque de sabor que ficou muito especial.

Vou postar a receita original, mas as variações ficaram bem interessantes.

Para o prato principal partimos de uma receita do canal a cabo Bem Simples, coincidentemente exibida hoje, no começo da tarde. Como é difícil anotar pelo tempo que a televisão oferece e não foi possível encontrar a receita no site, partimos para a execução de memória (interessante que anotei um dos ingredientes via TV e depois não consegui entender minha letra – fosse o que fosse, não fez falta).

E assim tivemos um belo jantar caseiro. Com um interessante bourdeux branco (sauvignon) para acompanhar, que, por pura distração, não fotografei.

Publicidade

Endívias com salmão defumado e molho de iogurte e dill (a receita original)

Ingredientes

1 maço de endívias
150g de salmão defumado

Vinagrete:
20 ml de suco de limão
60 ml de azeite extra virgem
60g de iogurte
Dill picado a gosto

Publicidade

Modo de fazer

Desfolhe as endívias, lave e seque-as. Faça rolinhos com o salmão.

Para fazer o molho emulsione o iogurte, dill picado, azeite e o suco de limão com um batedor de arame.

Coloque as folhas de endívias sobre uma travessa e coloque os rolinhos dentro das folhas. Regue com o molho de iogurte.

Rendimento: 4 pessoas

Publicidade

-=-=-=-

Robalinho grelhado com shiitakes salteados e purê de aspargos

Ingredientes

1 robalo pequeno dividido em dois filés, com o couro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
300 g de cogumelos shiitake
½ cebola picada
½ xícara de vinho branco
2 batatas cozidas al dente
8 talos de aspargos cozidos em água salgada al dente
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino (moídos na hora, de preferência)

Publicidade

Modo de fazer:

Tempere os filés de peixe com sal e reserve.

Comece pelo purê, cortando as batatas e os aspargos em pedaços e levando ao mixer, com 2 colheres de creme de leite. Bata até formar uma mistura consistente, podendo deixar alguns pedaços, sem problemas.

Retire do mixer, leve à frigideira com a manteiga e a noz-moscada. Junte o restante do creme de leite e deixe em fogo bem baixo, para retirar o excesso de líquido e dar a cremosidade ideal. Reserve aquecido.
Corte os cogumelos em pedaços regulares.

Aqueça a metade do azeite de oliva e refogue rapidamente a cebola picada, até murchar. Ainda em fogo alto junte o vinho e deixe evaporar. Diminua a chama e refogue por mais alguns minutos (sem mexer), até que o cogumelo seque um pouco.

Publicidade

Aqueça o azeite restante em outra frigideira antiaderente. Ponha os filés de peixe com o lado da pele para baixo e deixe grelhar por uns 5 minutos em fogo alto. Vire os filés, grelhe por mais 3 minutos do outro lado e retire do fogo.

Para servir, faça uma cama com os cogumelos refogados, ajeite os filés de robalo por cima e despeje um pouco do purê, decorando com uma folha de manjericão.

Moa a pimenta por cima (caso seja do agrado do comensal) e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções.

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Publicidade