Tem muita, mas muita gente que sente saudades do Zea Maïs – dentre os quais me incluo. Foi um dos melhores restaurantes da história de Curitiba, pelo conceito e a linha traçada pelo chef Celso Freire, mas também e muito pela sensibilidade da chef Joy Perine na cozinha.
Desde que o restaurante fechou (há pouco mais de dois anos), havia cobranças para que ela assumisse outra cozinha, o que só veio a acontecer um ano e meio depois, com a abertura de sua própria casa, a Enjoy Gastronomia (registrei aqui), não na linha do restaurante diário, mas trabalhando com menus temáticos e eventos especiais.
Um desses eventos que reaproximou a cozinheira de seus fãs tem sido o “Saboreie Sábado”, sempre com cardápios especiais para desfrutar sem pressa na simpática casa que abriga o novo restaurante.
De uns tempos para cá, Joy ganhou um inspirado parceiro, o jovem chef Emanuel Ribas, que com ela divide a criação dos menus da casa. Como o deste sábado (15), ), denominado “Pratos do Chef”, que promete ser arrebatador, na homenagem dos dois a alguns dos mais expressivos chefs da atualidade.
Seguindo o serviço tradicional da casa, em bufê americano, os chefs vão recriar pratos inspirados em grandes nomes que ajudaram a transformar a gastronomia do país. Joy Perine, por exemplo, selecionou pratos como a Salada vermelha, da Bel Coelho (Clandestino); o Polvo grelhado, da Kika Marder (Sel et Sucre); o Red curry, de Marcelo Amaral (Lagundri); Lentilhas com pato, de Emmanuel Bassoleil (Skye); o Mignon Roquefort, de Celso Freire (Celso Freire Gastronomia) e, como não poderia deixar de ser, o Picadinho riso al salto, uma das estrelas do menu do Zea Maïs.
Emanuel Ribas também fez a seleção dele e vai incluir no bufê uma seleção de pratos elaborados por chefs com quem já dividiu panelas, como o Ceviche de flores, de Alex Atala (D.O.M); a Salada de quinoa, de Lênin Palhano (Nomade); o Dadinho de tapioca, do Rodrigo Oliveira (Mocotó) e ainda Carne de onça e Salada de siri, do Henrique Duba, parceiro de a Casa da Mãe Joana.
Completam a ementa a versão de Joy para o Morretes Chef – evento gastronômico com curadoria de Celso Freire e que agita Morretes até o fim do mês – o Lambe-lambe rico, que ela apresenta como prato principal no Restaurante Bistrô da Vila, mais o Pão no bafo, de Rosane Radecki (Restaurante Girassol); o Risoto de cevadinha, do Celso Freire (Celso Freire Gastronomia); a Moqueca de siri, da Eva Santos (Bar do Victor) e a Salada de feijões, da Gabriela Carvalho (Quintana).
As criações que serão executadas exclusivamente no sábado temático “Pratos do Chef” também inspiraram o novo menu de eventos da casa, que, além de receber comemorações sociais e confraternizações corporativas, também dispõe de estrutura de catering. O lançamento do novo cardápio de eventos será celebrado na mesma data.
Para o sábado de “Pratos do Chef” o menu será servido a quilo (R$ 69,90/kg), das 12h às 15h e recomenda-se reservar mesa com antecedência.
Será, certamente, um sábado incrível, como se todos aqueles chefs estrelados estivessem disputando o espaço na mesma cozinha. Imperdível, eu diria.
Enjoy Gastronomia
Rua Almirante Gonçalves, 1579 – Rebouças
(Estacionamento gratuito ao lado)
Reservas: (41) 9 9257-8068
www.facebook.com/Enjoycuritiba/
instagram.com/enjoygastronomiacuritiba
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS