Saudades da comida do Erick Jacquin? Confesso que eu estava. Para quem não sabe – e sempre tem gente nova chegando por aqui -, o famoso chef francês passou uns tempos em Curitiba, quando do lançamento do restaurante C La Vie. Foi dele o primeiro cardápio e a continuidade nos primeiros meses.
Quando tudo estava pronto, passou o comando da cozinha para Leandro Volpini, o chef da casa, que ficou pouco tempo, logo voltou para Londrina, de onde tinha vindo, sendo substituído pelo jovem e promissor Lênin Palhano (hoje uma das estrelas da gastronomia paranaense, no comando do Nomade). Mas manteve a consultoria até que tudo estivesse caminhando normalmente. Hoje Jacquin é estrela de primeira grandeza também na TV, como jurado do Masterchef Brasil e interventor no Pesadelo na Cozinha, ambos na Band. Só que mantém uma ligação muito próxima com a casa, pela amizade – e admiração mútua – que mantém com o restaurateur Raphael Zanette, o proprietário do restaurante. Tanto que recentemente andou por aqui, cozinhando e participando de evento especial.
Imbatíveis nos pedidos, alguns pratos de Erick Jacquin permanecem até hoje sendo oferecidas na casa, superando todas as mudanças de cozinheiros e alterações normais de cardápio. Atualmente, por exemplo, a cozinha está sob responsabilidade do talentoso e jovem chef Giuliano Secco, que já pôs as manguinhas de fora com ótimas e saborosas criações. Mas os ícones de Jacquin continuam lá.
Tanto que o restaurante decidiu fazer uma homenagem a ele, montando um menu completo com suas criações e oferecendo a alternativa aos clientes nas noites de segunda-feira. De entrada tem o Steak Tartare, clássico francês com filé mignon finamente cortado e chips de batata. Como prato principal, uma das mais marcantes obras de Jacquin: o Pato na panela. Já elevado ao posto de assinatura do C La Vie logo nos primeiros anos, é preparado com peito e coxa de pato assados, finalizados na panela de ferro com o caldo do assado, vinho branco, cogumelos e ervas frescas. É acompanhado de purê de batatas em uma panelinha à parte. Foi eleito o melhor prato principal da segunda edição do Prêmio Bom Gourmet, em 2011 – inclusive com meu voto.
Para fechar a sequência, outra criação famosa de Jacquin, o Petit Gâteau de chocolate belga 70% com sorvete de creme. É um dos doces mais conhecidos da carreira do chef.
Então, as segundas-feiras são dias para voltar aos temperos e à criatividade do chef Erick Jacquin. Matar saudades para quem já conhecia, ter uma admirável experiência de primeiro contato para quem até agora só ouvia falar.
E o preço está bem interessante. O menu completo fica por R$ 98 por pessoa e o Bill Lima, sommelier da casa, certamente vai sugerir um belo vinho para harmonizar.
Interessante programa, pois, para esta segunda-feira que chega pós feriadão.
Restaurante C La Vie
Alameda Presidente Taunay, 533 – Bigorrilho
Fone: (41) 3029-9988
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS