Último evento do ano do L’Épicerie será com muitas borbulhas. Acontece nesta terça-feira (12) a última edição do ano da tradicional “La Nuit du Vin”, que bistrô francês programa regularmente.
Realizado em parceria com a importadora Grand Cru, o menu do jantar harmonizado que encerra o ano festivo foi inteiramente pensado pela restauratrice Fanie Delatte para manter a leveza e sofisticação que os espumantes requerem, com a devida harmonização dos pratos concebidos pelo chef Gustavo Alves.
A Mise en bouche escolhida foi o Salmão defumado e seu creme temperado e o espumante do Rio Grande do Sul, da região de Pinto Badeira, Victoria Geisse 12 meses Rosé Brut para harmonizar. Esse espumante é elaborado pelo método tradicional, champenoise, o mesmo utilizado na região de Champagne. Produzido em sua totalidade com as uvas Pinot Noir, possui acidez vibrante e boa estrutura, uma interessante escolha para harmonizar com aperitivos.
O espumante francês André Delorme Crémant de Bourgogne Brut, elaborado com as variedades Pinot Noir, Chardonnay, Gamay e Aligoté, foi o escolhido para acompanhar a entrada, um Tartare de salmão e batatas gaufrettes. Com um blend de uvas pouco típico para os padrões brasileiros, esse Crémant é fresco e cheio de personalidade. Com um aroma de frutas brancas, como pera e maçã, é extremamente harmonioso em boca. Equilibrado, fino e rico, apresenta notas minerais que acentuam ainda mais o seu frescor.
Para o prato principal, Pescada amarela ao molho holandês, cogumelos Paris e batatas douradas, a harmonização será com o Victoria Geisse 24 meses Brut. Também elaborado pelo método tradicional, esse espumante passou 24 meses em contato com as leveduras depois da segunda fermentação em garrafa. Isso confere a ele boa estrutura, acidez presente, sofisticação e equilíbrio, mantendo uma cremosidade no paladar que promete se intensificar com o sabor do prato escolhido.
E, para finalizar, Iles flottantes (ovos nevados sobre crème anglaise), com o Nocturno Dulce Natural Torrontés, um espumante argentino naturalmente doce, com aromas de flores amarelas frescas do campo e frutas cítricas, como abacaxi, pêssego e lichia em calda, todos em perfeito equilíbrio.
O jantar está marcado para começar às 20h e terá um custo de R$ 144 por pessoa, mais taxa de serviço. Pelos lugares limitados do bistrô, sugere-se a reserva prévia para garantia do jantar.
Bistrot L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho
Reservas pelo telefone (41) 3079 1889, após as 16h.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião