
Uma noite para ficar registrada na memória gustativa por um bom tempo. O Euro Bistrô promove nesta sexta-feira (14) um jantar especial em Curitiba: o “Festival Encantos do Mar”, com um menu exclusivo, concebido para a data pelo chef Augusto Piras. Pratos que serão harmonizados com vinhos da importadora Vinho & Ponto, que funciona no mesmo espaço do restaurante.
O chef italiano Augusto Piras foi quem desenvolveu todo o conceito gastronômico do Euro Bistrô desde sua fundação (confira aqui). Nascido na ilha da Sardegna, com passagens por restaurantes como o VIP Club de Cortina d´Ampezzo, no hotel Palumbalza em Porto Rotondo (Sardegna) e, no Brasil, no La Tambouille, em São Paulo, ele veio como chef consultor, proporcionou o cardápio e fica, na ponte-aérea entre Curitiba e São Paulo, retornando em momentos de mudança de menu e em eventos especiais como esse de agora.
Quer conferir a ementa? Vale a pena.
Como amouse bouche, para as boas-vindas, Vellutata di piselli con pomodorino confit e cozza in tempurá (Creme de ervilha com tomatinho confitado e mexilhão em tempurá). Daí vem o antipasto, um Tartar di gamberi rosa con shiitake grigliato e palmito tartufato
(Tartar de camarão rosa sobre shiitake grelhado e pupunha trufada).
Para harmonizar, o sommelier e maître da casa, Ademir (Dunga) Siqueira propõe um espumante argentino, o Orfila Brut, branco, da Bodega Orfila, feito com as uvas Chenin Blanc e Ugni Blanc, 50% de cada.
Os vinhos que vêm a seguir serão mais dois brancos, o blend Foral de Lisboa, um vinho regional de Lisboa produzido pela Casa Santos Lima, e o Chenin Blanc sul-africano Millstream, da vinícola do mesmo nome. Eles vão harmonizar com o Primo piatto da noite, um Tonnarelli caserecci alle vongole, bottarga e pecorino (Espaguete caseiro ao molho de vôngole, bottarga de tainha e queijo pecorino).
O Secondo piatto apresenta um Duetto di bonito e baccalà con cipolline borettane (Duo de bonito e bacalhau com cebolinhas em agridoce). E vai combinar com o Monte do Estevalinho, um regional alentejano feito com as uvas Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira e produzido por Marcolino Sebo.
Para fechar a noite, a sobremesa: Doppia mousse al gianduia e mascarpone con polvere di crocante (Dupla mousse de avelã e mascarpone e com pó de crocante).
O Festival Encantos do Mar custa R$ 160 por pessoa, sem harmonização. Com os vinhos, fica por R$ 200.
Ainda há vagas, mas é bom que os interessados garantam suas mesas com reserva antecipada, pois a procura tem sido considerável.
Euro Bistrô
Rua General Mário Tourinho, 566 - Seminário
Reservas: (41) 3319-6488
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS