Fazer massa não é muito fácil. Quer dizer, não é difícil depois que se aprende, mas quem pegar pela primeira vez numa receita escrita pode ter alguma dificuldade. É o jeito de misturar os secos e os molhados, a maneira de sovar, o tempo de descanso, itens que compõem um resultado final dos mais saborosos.
Pois aqueles que já tentaram e não se deram muito e os demais que nunca tentaram para não arriscar têm uma boa oportunidade nesta quarta-feira (02), com o tema da Gastronomia Descomplicada da Mercadoteca de Curitiba.
Toda quarta-feira tem alguém ensinando alguma coisa por lá. Já teve o cara do sushi, o da carne, o dos pescados... e assim por diante. Desta vez o convidado é o chef Felipe Boing, do EAT Kitchen Lab, que trabalha com alta gastronomia há sete anos e desde o início de 2019 vem se especializando na elaboração de massas.
Em sua trajetória profissional Boing já passou por casas como La Varenne e trabalhou com eventos, antes de abrir seu próprio espaço, que hoje faz parte do serviço de catering EAT Kitchen Lab.
A receita desta edição é, então, o Ravióli de gema com massa de ricota com espinafre, originalmente trazida para cá pelo chef Ivo Lopes quando abriu o La Varenne, onde Boing aprendeu e executou. É uma delícia de prato, que proporciona variações com bacalhau, cogumelos, mas sempre preservando a gema crua, que é levemente cozida com a massa após esta ser devidamente recheada.
A receita desta edição é, então, o Ravióli de gema com massa de ricota com espinafre. O preparo original, com ovo, ricota e espinafre, foi criado na década de 1930 por Nino Bergese, por longo tempo chef da realeza e da aristocracia italiana. Ao longo das décadas esse prato reproduzido e reinventado em restaurantes do mundo inteiro.
Em Curitiba foi primeiramente servido no restaurante Terra Madre, então comandado pelo chef Lênin Palhano (hoje no Nomade, do Nomaa Hotel). O chef Ivo Lopes trouxe outra versão – com bacalhau em vez de espinafre - para cá quando abriu o La Varenne. Mas voltou à combinação com espinafre quando esteve no comando da cozinha do Alessandro & Frederico, também em Curitiba.
É uma delícia de prato, que proporciona variações com bacalhau, cogumelos, siri, mas sempre preservando a gema crua, que é levemente cozida com a massa após esta ser devidamente recheada.
Os interessados vão aprender a executar a receita em aula-show a partir das 19h30. A participação é gratuita. É necessário fazer inscrição antecipada pelo Direct no Instagram da Mercadoteca (www.instagram.com/mercadoteca) ou pelo telefone (41) 3205-3901.
Mercadoteca
Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS