Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Panela do Anacreon

Panela do Anacreon

Com quibe, shawarma, esfihas...

Tem festa julina no fim de semana de Curitiba. A novidade é que é árabe

Quibe de churrasqueira, uma das atrações da festa julina árabe que acontece no fim de semana, em Curitiba. (Foto: Fotos/ Divulgação)

Festa julina árabe? Claro que fiquei curioso.

Mas daí fiquei pensando: por que não? Mesmo que as datas e as tradições sejam nossas, não tem nada de comemorar do jeito deles, com os sabores deles. E o resultado até que pode ser bem interessante.

Só que não é novidade, eu que não sabia. Se você não sabia também, fique sabendo. Acontece neste fim de semana a 17ª edição da tradicional festa julina que todo ano reúne milhares de pessoas na Igreja Ortodoxa São Jorge, no bairro das Mercês.

Não que não haja brigadeiro, pinhão e quentão, itens da festa ao nosso jeito, mas os pratos árabes serão as estrelas do cardápio: shawarma (sanduíche árabe) de frango, porção de falafel (bolinhos de grão de bico), sanduíche de falafel, esfihas de carne e queijo (estreante na festa) e quibe frito. Destaque nesses eventos é sempre o quibe assado na churrasqueira, que é mergulhado na manteiga derretida antes de ser servido.

""<em>Quibes fritos, indispensáveis na festa. </em>

As barracas, instaladas no pátio da igreja, servirão também crepes doces e salgadas, bolo de São Jorge, espetinhos de carne, frango, coração e kafta e uma farta opção de doces árabes:  atayef (panqueca recheada com nata), namura (bolinho de manteiga e semolina) e os biscoitos mamoul e ghraybe. Os preços variam de R$ 5 a R$12.

Para se ter uma ideia, os organizadores estão preparados para servir 5.500 quibes fritos e assados, 3 mil sanduíches de falafel, 3 mil shawarma, 4 mil esfihas, 4 mil doces e 40 kg de bolo de São Jorge.

A novidade desse ano é a presença da barraca dos refugiados sírios, oportunidade para conhecer seus sabores e saber de suas histórias e suas tradições. A começar pelo padre sírio Samaan Nasri, que em 2013 fugiu da guerra na Síria e encontrou refúgio no Brasil. A receita arrecada vai contribuir para a manutenção e funcionamento da igreja e para ajudar as famílias de refugiados sírios.

Está praticamente tudo pronto para o evento, que acontece nestes neste sábado (6) e domingo (7), em Curitiba. Nas últimas duas semanas, dezenas de voluntários da paróquia trabalharam nos preparativos da festa. A expectativa é de receber até 15 mil pessoas nos dois dias. No domingo terá missa às 10h30 e a igreja vai permanecer aberta ao longo do dia para visitação.

A programação contará também com bingo e dança árabe e o evento vai das 12h às 21h, nos dois dias do fim de semana.

""<em>Os voluntários que organizam a Feste Julina Árabe, na Igreja Ortodoxa São Jorge, neste fim de semana.</em>

Igreja Ortodoxa São Jorge

Rua Brigadeiro Franco 375 – Mercês

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.