E já que o assunto é mignon, a terça-feira (17) marca com o lançamento de outro festival do gênero – além daquele já postado aqui, da Cantina do Délio. Começa também o Festival Filé Wellington, com direito a preço promocional na Pantucci Trattoria.
O Filé Wellington é um clássico da cozinha internacional e o mesmo que chamou a atenção pela forma como os competidores do MasterChef Brasil tiveram problemas em executá-lo.
Não é fácil, tem lá seus segredos, desde a maneira de cortar o mignon, à forma de fazer o refogado de cogumelos com o patê para revestimento interno, até a cobertura com a massa folhada, que tem de ficar dourada por fora e sequinha por dentro. Além, é claro, do ponto da carne, levemente rosada em seu interior.
Pois de agora até o dia 18 de fevereiro o Filé Wellington ganha as honras de estrela principal do jantar, servido a R$ 49,90 + 10% de taxa de serviço. E o cliente pode escolher ainda entre quatro opções de acompanhamento: gnocchi salteado e molho de vinho tinto, brócolis e molho de vinho tinto, fettuccine ao molho funghi ou ainda batatas rústicas e molho de vinho tinto.
Normalmente o Wellington é assado com a peça inteira do filé mignon. A Pantucci Trattoria divulga ser o primeiro restaurante do sul do Brasil a servir a versão individual do prato – o que não deixa de ser bem prático, pois cada cliente tem seu próprio folhado.
A história do prato é controversa, mas a versão mais aceita é de que surgiu em 1815, em homenagem ao comandante britânico general britânico Arthur Wellesley, que derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. O comandante ganhou o título de Duque de Wellington após a vitória sobre Napoleão, sendo aclamado na Inglaterra pela conquista.
Há pelo menos outras três versões, mas, seja como for, o prato é mesmo muito saboroso. Na Pantucci a promoção é válida apenas no jantar, de terça a sábado, e não cumulativa a outras ações da casa.
Pantucci Trattoria
Rua Barão de Guaraúna, 553 – Juvevê
Fone: (41) 3205-3883
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br