Kazuo Harada, Michel van der Kroft, Lênin Palhano e Alex Mesquita (a escala da primeira noite de comemoração).| Foto: Montagem: Sandra Azevedo

Um ano, já. Nem parece tanto tempo que conheci o chef Kazuo Harada, que mal havia chegado a Curitiba para abrir um novo restaurante oriental no Grand Hotel Rayon. Estava pesquisando o mercado, os fornecedores locais e quis conhecer a Horta do Chef, projeto que concebi para a Secretaria Municipal do Abastecimento.

CARREGANDO :)

Fomos lá – e ele imediatamente aderiu, passando a integrar o grupo dos chefs da Horta do Rio Bonito, no Tatuquara -, conversamos sobre a cidade, dei alguns palpites e sugestões sobre produtores e ficamos amigos. Tanto que me tornei uma espécie de cobaia oficial da casa, no período de experiências para a abertura do restaurante Hai Yo, no início de dezembro.

Pois o Hai Yo foi inaugurado em alto estilo e, dali em diante, passou a colecionar títulos e prêmios – inclusive o de Harada como Chef 5 Estrelas no Prêmio Bom Gourmet 2019. Foi a maior revolução da cozinha asiática que Curitiba recebeu, sempre com casa cheia (apesar de o curitibano ainda relutar a frequentar restaurante de hotel) e com um cardápio renovado a cada dia, fruto da inspiração do chef e da oferta sazonal dos produtos e insumos.

Publicidade

Pois agora chegou o momento da comemoração. A partir desta quarta-feira (04) e por três dias consecutivos, Kazuo Harada recebe chefs de cozinha parceiros para apresentar menus a seis mãos, com muita sensibilidade e inspiração. Será uma edição especial do projeto “Chefs in the House”, que, durante todo esse primeiro ano de funcionamento, reuniu destaques da cena gastronômica nacional e internacional em Curitiba.

A grande atração internacional, a dividir a bancada com o anfitrião nas três noites de sabores especiais, será Michel van der Kroft, renomado chef holandês que apresenta uma cozinha criativa, leve e contemporânea, a partir de produtos da terra e do mar. À frente do Restaurante 't Nonnetje, em Harderwijk, Holanda, van der Kroft foi Estrela Michelin nos anos de 2006 e 2014. Em 2015, o restaurante recebeu sua segunda estrela Michelin. Casado com a portuguesa Maria do Céu, o chef traz ao seu rico cardápio influências holandesas e portuguesas, que concederam a ele o título oficial de Master Chef holandês.

Além dele, também chega de viagem Alex Mesquita, bartender carioca, químico em bebidas e um dos mixologistas mais influentes do país. Recebeu os prêmios de melhor bartender do Rio de Janeiro pela Veja RJ, melhor bartender do Brasil pela Revista Prazeres da Mesa, melhor carta de drinques do Rio de Janeiro pela Veja RJ e Revista Gula e melhor carta de drinques de Porto Alegre e Manaus, além de estar entre um dos dez brasileiros convidados para o seleto júri do World 50 Best Bars.

A esse trio, a cada noite se junta um chef local, daqueles com quem Kazuo Harada tem mais aproximação e aos quais é grato pela receptividade e apoio dados quando de sua chegada à cidade. E cozinheiros de primeiro escalão, é bom dizer. Como outro 5 Estrelas Bom Gourmet, Lênin Palhano, do Restaurante Nomade (Nomaa Hotel), que compõe a brigada de trabalho da primeira noite. Na segunda estará a talentosa Claudia Krauspenhar, do K.Sa, e na sexta-feira será a vez do criativo Rafael Terrassi, do Business Club, completar o grupo.

Serão três noites memoráveis e três cardápios diferentes, o que dá comichão para participar de todas elas.

Publicidade

Vamos conferir?

Menu da quarta-feira (04/12)

Couvert

Edamame

Entrada (Kazuo)

Publicidade

Tartare coreano - atum, missô picante, ovas de tobiko (salmão), nori coreano e cebolinha.

Entrada (Lênin)

Peixe cru com capim limão, picles de melão e bottarga tostada

Entrada (Michel van der Kroft)

Dim sum (dumpling) recheado de porco moura, rabanete agridoce, alho preto e jus de cenoura picante

Publicidade

Prato principal (Kazuo)

Carpaccio de wagyu com molho tozasu (molho à base de vinagrete arroz)

Prato principal (Michel van der Kroft)

Polvo à lagareiro com molho romesco, batatinhas ao murro e vinagrete de pimentos vermelhos

Prato principal (Lênin)

Publicidade

Peito de pato grelhado com pupunha e tucupi

Sobremesa (Juliano Dias)

Opera cake

Chef Claudia Krauspenhar faz parte do grupo que cozinha na quinta-feira.| Foto: Foto: Divulgação.

Menu da quinta-feira (05/12)

Publicidade

Couvert

Edamame

Entrada (Claudia)

Ostra com gaspacho de pitanga e neve de pepino

Entrada (Kazuo)

Publicidade

Tartare coreano - atum, missô picante, ovas de tobiko, nori coreano e cebolinha.

Entrada (Michel van der Kroft)

Dim sum recheado de porco moura, rabanete agridoce, alho preto e jus de cenoura picante

Prato principal (Kazuo)

Bao de pato sichuan confit, legumes e hoisin

Publicidade

Prato principal (Michel van der Kroft)

Polvo à lagareiro com molho romesco, batatinhas ao murro e vinagrete de pimentos vermelhos

Prato principal (Claudia)

Pacu defumado com farofa de bottarga e molho de maracujá

Sobremesa (Juliano Dias)

Publicidade

Opera cake

Chef Rafael Terrassi se junta aos cozinheiros para o jantar da sexta-feira. | Foto: Foto: Divulgação.

Menu da sexta-feira (06/12)

Couvert

Edamame

Publicidade

Entrada (Kazuo)

Vieira com cará e molho de limão

Entrada (Rafael)

Uni (ouriço do mar) e milho

Entrada (Michel van der Kroft)

Publicidade

Lagostins com bacalhau, alcachofra e azeite de chouriço

Prato principal (Kazuo)

Merluza misoyaki (molho de missô com saquê)

Prato principal (Rafael)

Cupim e wakame (alga)

Publicidade

Prato principal (Michel van der Kroft)

Bitoque à portuguesa - Bife de vaca, ovo estrelado, abobora e jus

Sobremesa (Juliano Dias)

Opera cake

Reservas abertas

Publicidade

O que dá para perceber é que não apenas os pratos dos chefs locais acrescentam novidade aos cardápios. Também Harada e van der Kroft alteram suas composições conforme a ocasião, o que dá ainda mais comichão para se plantar por lá em todas as noites.

Sem contar que o drinque de boas-vindas será uma criação de Alex Mesquita, também a mudar a cada edição do jantar. A sobremesa é uma criação do patissier Juliano Dias, sempre fecundo a produzir todos os doces dos restaurantes e servidos do Grand Hotel Rayon.

O jantar pode começar a ser servido a partir de 19h e as reservas ocorrem em quatro turnos. O valor por pessoa é de R$ 300 - a cada dia - e inclui um welcome drink de Alex Mesquita mais o menu do dia, o jantar de sete tempos (sete pratos). Com capacidade para apenas 50 pessoas, as pré-reservas do Hai Yo já estão sendo feitas através do telefone/WhatsApp (41) 99961-1599.

Hai Yo 1 ano - Chefs in the house

Grand Hotel Rayon

Publicidade

Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro

Telefone / whatsapp: (41) 99961-1599

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Publicidade

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br