A primeira mostra já foi incrível. Juntos, André Saburo e Joca Pontes barbarizaram, combinando com o talento do anfitrião, Kazuo Harada, Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet. Foi a primeira edição do Chefs in the House, abertura oficial do calendário de cozinheiros convidados pelo restaurante Hai Yo, do Grand Hotel Rayon.
Foi em agosto, há dois meses. Pois agora tem mais. Acontece nesta quarta-feira (23) o segundo passo, desta vez com Kazuo Harada recebendo Edmundo Ribeiro, do estrelado restaurante japonês Huto, e o peruano Jean-Paul Barbier, do Belmond Hotel Cataratas. E com direito a repique na quinta (24).
O menu – a ser servido a partir das 19h - vai contar com dois pratos de cada chef e mais uma sobremesa da casa. A ideia é uma viagem gastronômica pela cozinha japonesa tradicional de Ribeiro com uma ‘parada’ pela rica gastronomia peruana com influência francesa de Barbier e toques contemporâneos asiáticos.
Pelo que pude sentir na primeira parada, é uma efervescência de inspiração e, para checar melhor, a melhor posição de reserva é no balcão (para onde já deixei meu lugar certo na primeira noite). Ali se vê o momento de criação de cada um dos cozinheiros e a integração com a ótima equipe de apoio do Hai Yo, piazada de quem sou fã de carteirinha desde os primeiros eventos internos, para ajuste de cardápio (isso há praticamente um ano).
O cardápio da noite especial está praticamente definido, restando apenas a confirmação da sobremesa, pois a inspiração do patissier Juliano Dias requer sempre um tempo a mais de suspense.
Então, o jantar magno vai começar com um couvert de Kimchi com lâminas de char siu, yakinuku de couve de Bruxelas. Char siu é carne de porco marinada agridoce, enfiada em espetos e assada. Kimchi é aquele azedo delicioso de acelga, prato coreano. Yakinuku é carne grelhada.
A seguir, Hotatesu - Vieira, vinagre de arroz, limão, flor de sal e molho su Huto, claro, por Edmundo Ribeiro.
A primeira interferência da cozinha Nikkei de Barbier vem com um clássico Tiradito, que é uma visão peruana para o peixe cru – com relação ao sashimi japonês. Aqui, no caso, com atum, salmão, peixe branco, molho cítrico e brotos de coentro
Harada volta à cena com Har gao / Dim sum - Dobradura de frango e molho de pimenta doce. É um bolinho de massa, servido com Dim Sum, pequenos pastéis (digamos assim) cozidos no vapor.
A próxima parada vem do menu do Huto e é o Zarigane (lagostim). Na composição do prato, berinjela, lagostim, gengibre, cebolinha, katsuobushi e furikake. Katsuobushi são flocos de peixe que podem até se movimentar com o calor, dando a impressão de estarem vivos. Furikake é um condimento japonês normalmente usado para ser colocado em cima do arroz e dos pratos.
Aí tudo volta a Jean-Paul Barbier, que virá com o Unirice - Arroz de jasmim cremoso de ouriço, cavaquinha na brasa e microplâncton.
Para completar a série dos pratos salgados, Harada vem de Yakinuku (lembra acima? Carne grelhada) - Contrafilé de wagyu, creme de milho branco, mostarda tostada e barbecue coreano.
Para terminar, a surpresa que Juliano Dias ainda vai anunciar.
O valor do menu a seis mãos é de R$ 270 por pessoa e é imprescindível fazer reserva.
Mais informações e reservas pelo telefone/WhatsApp (41) 99961-1599.
Hai Yo - Chefs in the house II
Grand Hortel Rayon
Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro
Telefone / whatsapp: (41) 99961-1599
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS