Um desafio muito interessante: harmonizar vinhos com a comida árabe.
Pois esta proposta será posta à prova amanhã (23), em jantar especial para convidados a ser realizado na Kebaberia Velho Oriente. E o responsável pela proeza será o expert Flávio Bin, consultor de vinhos da importadora Porto a Porto. Os rótulos sugeridos por Bin começam com o espumante português 3B, da enóloga Filipa Pato, enquanto serão servidos os acepipes e as entradas. Em seguida, para as carnes, outro português, Bom Juiz, seguido pelo espanhol Marqués de Tomares Reserva, ambos tintos. E para fechar a noite, a sobremesa terá a companhia do sauternes, Chateau Cantegrill.
A chef Vaneska Berçani, responsável pelo cardápio da casa, preparou entradas volantes, para receber os convidados: Miniesfihas de carne, Miniquibes fritos e Cestinhas crocantes de shanclish. Como entrada, já à mesa, será servido um menu-degustação com pequenas porções individuais de pasta de berinjela grelhada, pasta de grão de bico, coalhada seca, quibe cru de carne bovina e quibe cru de cordeiro.
O primeiro prato será Espetos grelhados de kafta e cordeiro, acompanhados de batata libanesa. Em seguida, o prato principal, Carré de cordeiro no molho do próprio assado, acompanhado de arroz com lentilhas e cebolas fritas.
A sobremesa será um Trio árabe, contendo Doce folhado de nozes, Ataiif (crepe árabe recheado com nata e coberto com calda de água de flor de laranjeira) e Malabie (manjar de leite com geléia de damasco e pistache).
A ideia da casa é quebrar o tabu de dificuldade de harmonização da cozinha árabe com vinhos, pela complexidade dos temperos típicos e das especiarias utilizadas. Depois da experiência, os rótulos degustados na ocasião farão parte da nova carta de vinhos do Velho Oriente.
Kebaberia Velho Oriente
Rua Itupava, 1377 – Hugo Lange
Fone: (41) 3262–2007
=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br