Palavra que fiquei impressionado. Muito bem impressionado. E aí aproveito e faço um registro rápido, para que outros apreciadores dos bons sabores também possam usufruir.
Escrevi aqui no começo da semana sobre o Projeto Zea Convida, no qual a chef Joy Perine divide a cozinha com outros especialistas. E que dessa vez a parceria é com os italianos Alessandro Spennato e Antonio Cera, autoridades em queijo e pão. Confira os detalhes e o cardápio completo aqui nesse post anterior.
Fui, então, ao Zea Maïs, experimentar no primeiro dia. Da boa mão de Joy é desnecessário falar mais. O jantar está impecável, com tudo de bom que se pode esperar. Mas o que esses dois caras fazem com queijos e pães é incrível.
Na entrada, uma burrata que se desmancha na boca. E que havia sido feita apenas algumas horas antes por Spennato. Sem qualquer produto importado, apenas com a matéria prima que temos aqui. A busca pelo melhor leite demorou um pouco, mas o italiano encontrou o ideal na Colônia Witmarsum, em Palmeira, aqui ao lado.
O processo de elaboração durou apenas duas horas – na cozinha do Centro Europeu – e o resultado é fascinante. Não bastasse a burrata, oficialmente incluída no cardápio do evento, ainda nos trouxeram a mozzarella – “de vaca”, como enfatizou Spennato -, para que sentíssemos a diferença de textura e sua composição com os fios alongados a se desmancharem na mastigação.
O outro ponto surpreendente foi na composição da sobremesa. O panetone feito por Cera, o “Panterrone”, não tem nada daquele carregado sabor (aroma) da essência que por aqui exageram na confecção desse pão doce. Pelo contrário: faz ressaltar o paladar da massa do pão, enriquecida não por uvas-passas ou frutas cristalizadas e sim por incríveis pedaços de azeitona glaceada. Sim, porque, tanto quanto o azeite, a fruta azeitona, originalmente, não é doce nem salgada. Costuma-se comer salgada por conta de sua conservação em salmoura e coisas assim. Antonio Cera trouxe a azeitona doce e aí me vi catando seus pedacinhos na massa do panetone, que foi à mesa acompanhado de um delicioso e suave sorvete de natas.
Tem mais hoje e amanhã e deixo aqui a recomendação: imperdível!
Restaurante Zea Maïs
Rua Barão do Rio Branco, 354 – Centro
Fone: (41) 3232-3988
Facebook.com/zeamaisrestaurante
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Da “moderação” de gastos ao imposto sobre os ricos: o pacote do governo, ponto a ponto
Governo quer taxar ganhos isentos dos mais ricos e limitar alcance da correção do IR
Podcast repercute as mudanças no IR e as reações ao pacote de Haddad
Frentes Parlamentares avaliam travar pauta no Congresso se Orçamento não for debatido
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS