Fosse eu, chamaria de Festival Gourmet de Outono, mas é apenas uma posição pessoal. Se tivesse um restaurante, chamaria assim. Mas como não é o caso, acho que não tenho nada a ver com isso e o pessoal do Vindouro pode muito bem chamar de “Fall Gourmet Festival” – embora haja a necessidade de explicar a alguns que “fall” é uma das maneiras de dizer “outono”, em inglês.
Feito esse pequeno e ranzinza registro, vamos ao que interessa: a boa comida. E isso é o que não falta no cardápio do Vindouro, pela inspiração permanente do chef Kaue Henrique, sempre irrequieto a pensar em novos pratos, novas combinações de sabores e tudo o que se possa imaginar para a energia de um cozinheiro de apenas 22 anos.
Da última vez que conversamos, para se ter uma ideia, ele estava fazendo experiência com flores de jambu. E certamente a consequência disso vai aparecer em breve no cardápio da casa.
Mas, enquanto isso não ocorre, o restaurante apresenta seu menu de outono, priorizando os ingredientes da estação, a exemplo do que já ocorreu no verão – no Summer Festival.
Até o dia 20 de junho, o limite final da estação, o Vindouro terá, a cada 15 dias, um novo menu, para almoço e jantar, no valor de R$ 54 (entrada + prato principal + sobremesa).
O primeiro, que já está valendo desde a entrada do outono e vai até domingo (09), oferece opções para o cliente montar o próprio menu, escolhendo cada item.
Dentre as entradas pode definir entre Salada de grão-de-bico com bacalhau desfiado e tapenade de azeitonas, Trio de ostras gratinadas e Polenta cremosa com ragu de salame colonial.
As alternativas para o prato principal são Risoto de frango oriental, Tilápia grelhada ao velouté de limão siciliano com linguine de legumes e cogumelos ou Mignon grelhado com mousseline de batata-baroa (a nossa batata-salsa) e lâminas de aspargos.
De sobremesa, Salame de chocolate com compota de frutas vermelhas e sorvete de creme,
Tartar de frutas da estação com calda quente de Cointreau ou Pudim de leite com tuile de caramelo.
O festival das estações surgiu justamente para proporcionar aos clientes do Vindouro a degustação de pratos com ingredientes da respectiva estação, que são mais frescos e, portanto, mais saborosos, além de poderem ser adquiridos com melhores preços – permitindo da prática do atraente preço fechado de R$ 54.
E aí, ranzinzice de lado, não influem a pronúncia, o idioma ou o sotaque da proposta. Importa, sim, o bom paladar. E isso garanto que ali não falta.
Vindouro – Vinhos e Bistrô
Rua Guarda-Mor Lustosa, 129 (Via Rápida Centro/Cabral) – Juvevê
Fone: (41) 3027-0700
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS