Mais um jantar harmonizado está marcado para esta semana, no restaurante Vindouro. Agora com uma interessante fusão de sabores entre os pratos concebidos pela chef Adriana De Nadai com alguns dos bons vinhos brasileiros que estão no mercado. O evento reflete uma parceria do restaurante com as vinícolas Santa Augusta (SC) e Batalha (RS) e será na próxima quinta-feira (06).
Para compor o menu, Adriana De Nadai e sua equipe levaram em conta ingredientes puramente brasileiros e alguns preferencialmente do entorno de Curitiba e, de entrada, as já tradicionais Ostras gratinadas do Vindouro vêm harmonizadas com o espumante Batalha Brut (100% chardonnay, champenoise, 18 meses na garrafa).
O primeiro prato será um Pirarucu com gremolata e purê de banana da terra ao perfume de gengibre e terá harmonização dos sommeliers da casa (Wagner Machado e Silvana Fetter) com o Chardonnay 2013 da Santa Augusta, um vinho frutado, harmônico e leve, com retrogosto elegante, cremosidade e acidez muito equilibradas, refletindo o terroir da Serra Catarinense.
Como segundo prato será servido um Carré de leitão ao molho suave de pimenta jalapeño e cebolas caramelizadas, com terrine de aipim e queijo coalho, que será escoltado pelo Merlot 2011 da vinícola Batalha – um vinho elaborado com uvas colhidas manualmente, em parreiras de Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. A fermentação e a maturação ocorreram em tanques de aço inox, com temperatura controlada. Apresenta cor vermelho intenso e tons de laranja, aroma frutado, sabor longo, aveludado e marcante.
E como gran finale, o Santa Augusta Passito 2012 será servido com Curau de milho sobre coulis de goiabada com sorvete de coco e crocante. Vale dizer que passito é uma denominação italiana para designar os vinhos elaborados de uvas desidratadas. Em especial, o passito da Santa Augusta é o primeiro vinho brasileiro de uvas desidratadas da Moscato Giallo, no qual os cachos da uva são ensacados um a um e ficam maturando no pé, até atingir o nível de açucares necessário para fazer um vinho doce, com aromas de frutas tropicais (goiaba), notas cítricas de casca de laranja, damascos e nozes. Harmonioso na doçura bem equilibrada com a acidez.
Vale experimentar, é uma ótima pedida para degustar os vinhos brasileiros e aprender um pouco mais sobre o seu cultivo e produção, já que contará com a presença dos vinicultores de ambas as vinícolas.
O preço é de R$ 150 por pessoa (comida + uma taça de vinho de 100 ml por prato).
Vindouro – Vinhos e Bistrô
Rua Guarda-Mor Lustosa, 129 – Juvevê
Fone: (41) 3027-0700
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião