Um cardápio especial da cozinha italiana vai marcar a troca de comando da gastronomia do Restaurante La Varenne, anunciando a chegada (e o retorno a Curitiba) do chef Simone Brunelli (ex-Chef 5 Estrelas Bom Gourmet). Brunelli já está na cidade e foi recebido por Ronaldo Bohnenstengel, o novo gestor da casa.
Sou fã dele, é um cozinheiro diferenciado, irrequieto, que vive e respira o dia a dia da cozinha e traduz tudo isso em pratos criativos e saborosos. E boa parte deles cria a partir de um esboço em papel, para estudar a lapidar a apresentação final.
Esse cozinheiro italiano da região da Emilia-Romagna tinha vindo a Curitiba para prestar uma consultoria ao Grupo Vino!, especificamente no Ristorante Terra Madre. Foi na segunda metade de 2014 e eram apenas três meses de contrato. Mas, aos poucos, ele foi ficando, ficando e, já no primeiro semestre de 2015 dava todas as pistas que iria permanecer por aqui, criando menus especiais e acentuando o sotaque italiano da casa.
Ficou até novembro do ano passado, foi dar uma consultoria na Bahia, depois em São Paulo e agora está novamente na cidade que adora – de onde pode se deslocar com facilidade até o Pico Paraná praticar escalada, um de seus esportes favoritos.
Simone Brunelli assume oficialmente a cozinha do La Varenne nesta segunda-feira ((04) e nos primeiros dias vai compor com o chef Felipe Miyake, a quem está substituindo e que vai lhe passar o bastão. Ele já começa a montar a menu italiano especial, que vai marcar sua estreia oficial e seu primeiro contato com os clientes do restaurante.
Ronaldo Bohnenstengel anuncia que não haverá mudança drástica no cardápio, mesmo porque há pratos intocáveis desde a inauguração. Claro que Brunelli vai dar seu toque pessoal e incluir algumas pitadas de sotaque italiano (que, aliás, já existem no menu atual).
Fica a expectativa, portanto, pela retomada dos sabores desse chef diferenciado e de primeiro nível internacional.
Miyake fica
Depois de quase seis anos de casa, Felipe Miyake (que também já foi Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet) está deixando o Restaurante La Varenne. Ele está lá desde o início das atividades, em janeiro de 2014, quando então era o braço direito do chef Ivo Lopes, até assumir o comando da cozinha com a saída de Lopes.
Mas Miyake não vai embora, não vai deixar Curitiba. O que também não deixa de ser uma ótima notícia, por também se tratar de um cozinheiro talentoso, com muita sensibilidade e de boa mão.
Ele nem precisa arrumar as malas para retornar a São Paulo, pois inicia também nesta segunda (04) um trabalho de consultoria, repetindo, exatamente, o que Brunelli havia feito há cinco anos. Fechou contrato de três meses para avaliar, sugerir, propor e criar em dois restaurantes do Grupo Vino!, o já citado Terra Madre e também o C La Vie.
O chef atual do Terra Madre é Diego Guidolin, que assumiu com a saída do italiano e permanece na função, realizando um bom trabalho (confira aqui). No C La Vie, o comando é de Rafael Pires, que até pouco tempo atrás era o sous chef de Flávio Miyamoto no Extásia, que funcionou por menos de um ano em Curitiba e que também era do grupo – hoje substituído pelo Sushi Arte Lounge Bar.
Felipe Miyake vai dividir os próximos dez dias entre o compartilhamento da cozinha do La Varenne com Simone Brunelli e o início da consultoria nas novas casas sob sua responsabilidade. E vá lá que repita o histórico do italiano e fique por aqui bem mais do que os três meses iniciais previstos.
Essa é, pelo menos, a minha torcida (e de muita gente também, creio). Afinal de contas, todos nós merecemos estar próximos de sua comida.
La Varenne
Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4 (Shopping Pátio Batel)
Fone: (41) 3044-6600
Terra Madre Ristorante
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 - Bigorrilho
Fone: (41) 3335-6070
Restaurante C La Vie
Alameda Presidente Taunay, 533 - Bigorrilho
Fone: (41) 3029-9988
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS