Já vou avisando uma semana antes porque o evento é muito peculiar e certamente a procura por mesas será intensa.
Acontece na semana que vem (15, quarta), um jantar especial no restaurante Nomade, no Nomaa Hotel, com três veios de sabores que devem ser considerados: a comida do chef Lênin Palhano, os pães artesanais idealizados e assinados por Rene Seifert Junior e a harmonização com cervejas da Bodebrown. Três pontas genuinamente paranaenses, que, pelo que vi, farão uma equilibrada e atraente fusão de sabores.
De Lênin Palhano não me canso de escrever. Talvez seja hoje o cozinheiro mais criativo que temos por aqui, com uma pegada muito pessoal na valorização dos frutos da terra e na concepção de seus pratos.
Incansável na busca por produtores regionais, a quem incentiva na plantação de orgânicos, há alguns meses teve a oportunidade de explorar a região de Palmeira, onde, além de conhecer alguns tipos de queijo e os criadores do porco Moura, manteve contato direto com Rene Seifert Junior, conhecendo sua, digamos, padaria e tendo a chance, inclusive, de pôr a mão na massa para participar de todo o processo de elaboração de seus pães, a partir do fermento natural.
Das conversas entre os dois surgiu a ideia da montagem de um cardápio especial, no qual cada prato comporia com um determinado tipo de pão. E aí, para fechar o ciclo, veio também a inspiração de harmonizar com as cervejas da curitibana Bodebrown, que já conta com alguns títulos na carta normal do restaurante e selecionou, para este evento, rótulos que reforçam a versatilidade das cervejas na harmonização, com potencial para disputar espaço com os vinhos nas mesas da alta gastronomia.
Rene Seifert Junior – um dos membros da Casa da Videira, que congrega linhas gastronômicas locais no município de Palmeira -, por sua vez, também já tem uma parceria com a Bodebrown. Ele produz pães que são servidos em eventos como o Beertrain, passeio que desce a Serra do Mar rumo a Morretes, com degustação de cervejas a bordo, e nos Growler Days, programação que acontece sextas e sábados na fábrica da Vila Hauer.
O menu da noite especial começa com os aperitivos, que serão harmonizados com a cerveja Hop Weiss (cerveja de trigo, com lúpulo de Amarillo – um cítrico americano): Tartar de atum com crocante de algas, Carne de onça com pão de centeio crocante, Pão de malte com batata, bottarga curada na cera de abelha e limão rosa e Mini hambúrguer de porco Moura com brioche.
O primeiro prato será Bacalhau com milho, ovo perfeito, lardo e pão de fubá, a ser escoltado pela cerveja Perigosa baby (eleita a melhor session ipa do Brasil, além da medalha de ouro no festival brasileiro de cerveja em 2016).
Para o prato seguinte, Costela de boi com abóbora, cogumelos e pão de campanha, a cerveja escolhida foi a Saint Arnould (uma segunda versão das cervejas de abadia criadas pela Bodebrown, do estilo dubbel belga, que foi destaque no Festival Brasileiro da Cerveja em 2014, ganhando medalha de prata).
De sobremesa, Mousse de jaca com farofa de laranja, acompanhada da cerveja Tripel Montfort (envelhecida por 12 meses em barricas de carvalho norte-americano, anteriormente utilizadas por vinhos Merlot).
O custo é de R$ 189 por pessoa (pagamento antecipado para confirmação de reserva). Este preço inclui o menu completo, com quatro aperitivos, dois pratos e sobremesa, mais quatro cervejas da Bodebrown e os jantares têm três horários disponíveis: 19h30, 20h30 e 21h30. Não significa que a duração do jantar será de apenas uma hora, mas apenas são referências de horários para o chef poder melhor organizar a saída dos pratos da cozinha.
Interessou? Então é bom entrar em contato com antecedência, pois é evento que vale a pena e certamente a procura será bem grande.
Restaurante Nomade (Hotel Nomaa)
Rua Gutemberg, 168 – Batel
Fone: (41) 3087-9595
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião