Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Lenin Palhano agora é chef executivo da Vino! e assume Terra Madre

Anacreon de Téos
Lenin Palhano com Raphael Zanette, um dos sócios do Terra Madre, co-responsável por sua escolha para ser o chef executivo do grupo Vino! e com isso assume também a cozinha do Terra Madre.

O coração de Ivan Lopes está apertado. Faltam poucos dias para ele deixar o comando da cozinha do Restaurante Terra Madre, onde esteve nos últimos sete anos, praticamente construindo ali todo o conceito de grande chef na gastronomia paranaense.

Conversamos ontem à noite, durante o evento da Grand Cru. Foi ele o chef responsável pelo cardápio para harmonizar com os ótimos vinhos da Koyle. Combinação irretocável, diga-se, como já seria de se esperar com o talento do grande cozinheiro, que daqui uns dias estará tratando das coisas de seu próprio restaurante, especializado em cozinha brasileira contemporânea.

E o aperto de Lopes só não é tão grande por conta da solução encontrada por Raphael Zanette e Isabela Freiberger, sócios-proprietários do Terra Madre para substituí-lo. Nada mais que o seu ex-parceiro, seu sous-chef de uns tempos atrás, Lenin Palhano, premiado como “Chef Revelação – Talento Jovem” pelo Prêmio Bom Gourmet 2010, e que já de algum tempo vinha respondendo pela cozinha do C La Vie, o outro restaurante do grupo em Curitiba.

Pois de agora em diante Terra Madre e C La Vie terão o comando e a orientação de Lenin Palhano, que passa a ser o novo chef executivo do grupo Vino!, dividindo sua presença física entre uma casa e outra, uma a cada semana. Como já fez Rodrigo Martins, nos primeiros anos de existência do Terra Madre, e mais tarde o próprio Ivan Lopes, que pulava de um restaurante para o outro conforme a conveniência.

Em suas novas funções, Palhano será agora responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento dos cardápios e coordenação das equipes.


O chef

Lenin Palhano é londrinense e se mudou para Curitiba com o objetivo de estudar gastronomia. Começou a carreira há sete anos, “lavando pratos”, como lembra, bem-humorado, numa rede de massas fast food. Depois passou pela Expand e então ingressou no Terra Madre. Lá, iniciou como auxiliar de cozinha, passou pela função de garge manger e por dois anos atuou como subchefe da cozinha, ao lado de Ivan Lopes. Em paralelo à atuação prática, também se formou em gastronomia nas faculdades Opet.

Nos últimos tempos o jovem cozinheiro também entrou aqui para a turma da casa, assinando o blog Na cozinha de Lenin Palhano, no qual fala um pouco de suas peripécias no fogão e na escolha de alguns ingredientes. Dias atrás, aliás, levantou grande polêmica quando exibiu uma cabeça de porco, apresentando-a como sua refeição (aliás, acedo com ele, é uma delícia!), com a qual alguns mais ortodoxos, digamos assim, não concordaram.

Pois ele é assim. Arrojado, criativo, mas com a cabeça no lugar para dirigir um restaurante da responsabilidade do C La Vie, agora ganha mais energia para assumir a nova função. Aos 26 anos, apenas isso.

=-=-=-=-=-=

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.